Coronavírus

Covid-19. Variante Delta já tem transmissão comunitária em Portugal

Em dois meses, a percentagem das amostras associada a esta variante aumentou cinco vezes.

Saiba mais...

As autoridades de saúde portuguesas perderam o rasto às cadeias de transmissão da variante Delta (anteriormente conhecida como variante indiana). A transmissão já é comunitária.

Em meados de abril, a variante Delta representava 1% das amostras. Dois meses depois já representa cinco vezes mais. O que está a preocupar as autoridades é que entre muitos dos 92 casos detetados não foi encontrada qualquer ligação.

A variante delta já está em 10 distritos e 24 concelhos. Só Lisboa concentra três em cada quatro casos. 70% são homens adultos com cerca de 35 anos. São, sobretudo, portugueses, nepaleses e indianos.

De acordo com a Agência de Saúde Pública britânica, uma toma das vacinas da AstraZeneca ou da Pfizer confere proteção de apenas 33%. Só a vacinação completa parece ser eficaz, mas os estudos ainda são preliminares.

A variante Alpha (anteriormente associada ao Reino Unido) representa mais de 88% das infeções em Portugal, a Gamma (de Manaus) 2,3% e a variante Beta (da África do Sul) 1,8%. Estão todas a diminuir, exceto a variante indiana.

Veja mais: