O Certificado Digital Covid-19 já está a ser usado por 13 países europeus. Em Portugal, a tecnologia está a funcionar, mas ainda está em testes. António Costa garante que os primeiros certificados começam a ser emitidos esta semana.
Vai estar disponível para quem já tem a vacinação completa, para quem fez testes à covid-19 e para os que estiveram infetados e já tiveram alta médica.
É emitido um código QR encriptado que é passado num scanner. A informação disponível mostra o nome do titular, a data de nascimento e a informação sobre a marca e tipo da vacina e a data em que foi tomada. Pode também mostrar a informação sobre o teste à covid-19 – PCR ou antigénio – ou a data em que o paciente esteve infetado.
Em Portugal, o Certificado Digital Covid-19 vai poder ser pedido online e chega aos pacientes também pela internet. O sistema vai às bases de dados do Ministério da Saúde buscar informação sobre a vacinação, os testes e os dados dos recuperados da doença. O site para adquirir o certificado será divulgado esta semana, diz à SIC o Ministério da Saúde.
A tecnologia instalada nas fronteiras já está ligada à rede europeia, mas ainda está em testes. O certificado não será obrigatório para viajar, mas acuem não o tiver poderá ficar sujeito a restrições nacionais – seja testagem ou quarentena à chegada.
Quatro países fora da União Europeia vão também aceitar o Certificado Digital Covid-19: Liechtenstein, Suíça, Islândia e Noruega.
Veja mais:
- Certificado digital covid foi assinado esta segunda-feira
- "Alguém pode garantir que não se recua no desconfinamento?" Costa responde
- Portugal começa a emitir o Certificado Digital Covid esta semanaCertificado digital covid-19 aprovado num recorde de 62 dias
- Certificado covid-19 permite "viajar em liberdade e em segurança"
- Regulamento do certificado digital covid-19 assinado hoje em Bruxelas
- Covid-19. O que precisa de saber sobre o Certificado Digital da União Europeia