Os certificados de vacinação começaram a ser enviados esta quarta-feira, no âmbito do Certificado Digital da Covid-19 da União Europeia para todos os utentes do Serviço Nacional de Saúde. A orientação da DGS recorda que exitem três tipos de certificados, nomeadamente, o certificado de vacinação, de teste e, ainda, o de recuperação.
Para obter o Certificado, o cidadão deve aceder ao portal do SNS 24, seguir as instruções e escolher o tipo de certificado que pretende. Após validação do pedido, o documento é disponibilizado no portal ou pode ser enviado, posteriormente, para um e-mail indicado.
No caso dos outros dois certifcados e das pessoas que não receberem o de vacinação, o pedido pode ser feito e consultado no portal do Serviço Nacional de Saúde a partir desta quinta-feira.
O certificado é gratuito e a emissão pode ser solicitada por cidadãos nacionais e estrangeiros, com residência em Portugal.
A sua utilização será permitida a partir do dia 1 de julho, podendo ser usufruido em todos os Estados-Membros, bem como na Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça
Veja também:
- Portugal começa a emitir o Certificado Digital Covid da UE
- Covid-19. Certificado digital é gratuito e pode ser consultado no portal SNS24 ou enviado por e-mail
- Covid-19. Como funciona o Certificado Digital Covid-19?
- Certificado digital covid foi assinado esta segunda-feira
- Certificado covid-19 permite "viajar em liberdade e em segurança"
- Covid-19. Certificados digitais deverão começar a ser emitidos esta semana
- Covid-19. O que precisa de saber sobre o Certificado Digital da União Europeia