Coronavírus

Quer ir almoçar ou jantar fora este fim de semana? Estas são as regras 

Governo anunciou na quinta-feira as novas restrições contra a pandemia de covid-19.  

Saiba mais...

A partir deste fim de semana passa a ser exigido teste negativo à covid-19 ou certificado digital para fazer check-in num hotel em todo o país. O mesmo será aplicado a refeições no interior de restaurantes nos concelhos de risco elevado e muito elevado ao fim de semana.

► Onde será obrigatório o teste ou certificado?

Em hotéis de todo o país e em restaurantes nos concelhos de risco elevado e muito elevado.

Esta situação permite aos restaurantes dos concelhos de risco elevado ou muito elevado permanecerem abertos até às 22:30 aos fins de semana e feriados, em vez de fecharem portas às 15:30.

► Quais os horários em que se aplica a medida?

No caso dos restaurantes em concelhos de risco elevado e muito elevado, a medida aplica-se à sexta-feira a partir das 19:00, aos fins de semana e feriados.

► E se fizer a refeição numa esplanada?

Não é preciso apresentar nem o certificado, nem o teste negativo, aplicando-se apenas as regras de lotação do espaço.

► Se estiver na esplanada e quiser ir à casa de banho?

Está dispensado o teste negativo ou certificado, mas é obrigatório o uso de máscara.

► As pastelarias e cafés também estão abrangidos por estas regras?

Não. Esta medida aplica-se apenas ao fornecimento de refeições no interior dos restaurantes, deixando de fora as pastelarias e cafés.

► Quais os testes aceites pelos restaurantes?

São quatro as tipologias de testes aceites: os PCR e antigénio com resultado laboratorial e também os autotestes feitos presencialmente (à entrada do estabelecimento) ou perante um profissional de saúde.

Para agilizar o acesso aos autotestes, estes vão passar a ser vendidos nas lojas de retalho alimentar, como supermercados.


► No caso dos estabelecimentos turísticos, em que situações é necessário apresentar teste ou certificado?

Sempre. "A exigência de teste nos hotéis é em todo o território nacional e todos os dias", precisou a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, na quinta-feira. Assim, estão abrangidos pelas novas regras todos os estabelecimentos turísticos e de alojamento local, em todo o território continental, independentemente da taxa de incidência existente no concelho em causa.

A medida não abrange, porém, crianças até aos 12 anos de idade.


► Quais os tipos de teste aceites pelos estabelecimentos turísticos?

Esta questão está por esclarecer, devendo ser clarificada no despacho do Governo que determina a aplicação das novas regras, a ser publicado em Diário da República. Na conferência de imprensa realizada depois do Conselho de Ministros de quinta-feira, o ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, referiu que o certificado digital ou teste é apresentado no momento do 'check-in'.

Certificado digital obrigatório em restaurantes e estabelecimentos turísticos