Inglaterra avançou esta segunda-feira para a última fase do desconfinamento. Terminou a obrigatoriedade do uso de máscara e do distanciamento social. Um alivo de restrições que surge numa altura em que o número de novos casos dispara.
A pressa era tanta que muitos nem quiseram esperar pelo próximo fim de semana e fizeram logo a festa no domingo à noite. 16 meses depois, as discotecas inglesas reabriram.
Esta segunda-feira foi o "Dia da Liberdade" para os ingleses. A máscara deixou de ser obrigatória e o distanciamento social passou a ser uma coisa do passado.
A última fase do desconfinamento inglês arranca em plena onda de calor e muitos saíram à rua. Uns apreensivos, outros nem por isso. Dizem que vão continuar a usar máscara.
O primeiro-ministro apelou ao bom senso dos ingleses e aqueles com quem a SIC falou parecem estar dispostos a seguir o conselho.
- Desconfinamento no Reino Unido: "Não adianta perpetuar as restrições"
- Covid-19. Boris Johnson diz que mais restrições não impedem que o número de mortes aumente
O Reino Unido tem registado cerca de 50 mil novos casos por dia e pode chegar aos 10 mil muito em breve. Números que Boris Johnson diz estarem de acordo com as previsões.
O Governo confia na eficácia das vacinas. Os números mostram o enfraquecimento do elo de ligação entre contágios e internamentos e mortes.