Coronavírus

Covid-19. Número de casos no Reino Unido caiu 21,5% na última semana

Desconfinamento ainda não teve impacto.

Saiba mais...

No Reino Unido, o número de novos casos caiu mais de 20% nos últimos sete dias, uma descida que contraria as previsões do Governo e dos especialistas. Ainda assim, os efeitos do desconfinamento de Inglaterra só deverão começar a ser sentidos a partir do final da semana.

Há 10 dias, o Reino Unido registou quase 55 mil novos casos em 24 horas e fez soar os alarmes em toda a Europa. Esta segunda-feira, o número caiu para menos de metade, confirmando a tendência dos últimos seis dias.

As boas notícias que surpreendem o próprio governo, que ainda há pouco tempo alertava para números bem superiores. O primeiro-ministro pede que não se embandeire em arco.

Para já, ainda não é certo o que causou a diminuição das infeções, mas existem várias hipóteses em cima da mesa. O início das férias escolares e o fim do Europeu são algumas das explicações. Por outro lado, 70% dos adultos já tem a vacinação completa.

Também o facto do país ter gozado de bom tempo nas últimas semanas, terá levado mais gente para espaços ao ar livre, reduzindo, assim, os contágios. Certezas ninguém tem, mas a verdade é que ainda é cedo para sentir o impacto do chamado dia da Liberdade, em Inglaterra.

Passaram apenas oito dias desde que terminaram quase todas as restrições. A haver mudança de tendência, tal só deverá acontecer nas próximas semanas.