Baltazar Nunes, perito do Instituto Ricardo Jorge, disse esta quinta-feira na reunião do Infarmed sobre a evolução da covid-19 que o Rt - índice de transmissibilidade - “nunca foi tão baixo” tendo em conta as “medidas de restrição tão baixas” em vigor.
Sublinha ainda que a situação, neste momento, é de grande controlo da pandemia, mas alerta para um possível aumento da pressão hospitalar nos períodos do Natal e Ano Novo, caso a vacina perca efetividade ou caso surjam novas variantes do coronavírus.
“Se houver perda de efetividade com o tempo, o momento de maior transmissibilidade associado às festividades de Natal e Ano Novo pode coincidir com o período de menor proteção da população, principalmente quem foi vacinado no início de 2021”, afirma.
Baltazar Nunes aponta ainda para a possibilidade de ocorrência de uma “onda epidémica” no período de inverno, mas explica que se a imunidade conferida pelas vacinas se mantiver elevada, essa onda epidémica não ultrapassará as linhas vermelhas e “estaremos numa situação bastante confortável”.
Reunião do Infarmed: especialistas e políticos decidem levantamento de restrições
Veja também: