O Governo deve marcar uma nova reunião no Infarmed nas próximas semanas para definir eventuais medidas para "salvar o Natal". O número de casos diários de covid-19 está a subir desde o início do mês e há especialistas que dizem que Portugal já entrou numa quinta vaga.
Segundo a imprensa de hoje, o encontro com os peritos e principais responsáveis deve acontecer ainda este mês de novembro.
A data final está dependente do Governo mas esta foi a janela temporal desenhada na última reunião no Infarmed, há cerca de dois meses, quando o país aliviou grande parte das restrições.
Especialistas concordam: Portugal está mesmo a entrar na 5.ª vaga da pandemia
De acordo com os últimos números divulgados, este domingo, foram registadas 1483 novas infeções e morreram 15 pessoas. É o número mais alto de vítimas mortais desde o final de agosto.
Com mais de mil novos casos pelo sexto dia consecutivo, é cada vez mais certo que o país está a entrar na quinta vaga da pandemia.A nova vaga poderá ter menos impacto, sobretudo na mortalidade e nos internamentos, por causa das vacinas, contudo, essa proteção não é total.
Há já vários países europeus a avançar com medidas para travar a quinta vaga da pandemia, como novos confinamento e outras medidas restritivas dado o aumento do número de novas infeções e vítimas mortais.
SAIBA MAIS
- Profissionais de saúde começam a receber a terceira dose da vacina
- Covid-19: OMS admite que "será difícil não implementar" restrições em países com aumento de casos
- Covid-19 na Europa: registado maior aumento semanal desde o início da pandemia
- Covid-19: Alemanha regista novo máximo de incidência acumulada
- Covid-19 na Europa: registado maior aumento semanal desde o início da pandemia