Coronavírus

Surto de covid-19 no Hospital Santo André fez quatro mortos

Há 24 pessoas infetadas, entre as quais cinco profissionais de saúde.

Loading...

Um surto de covid-19 no serviço de medicina interna do Hospital Santo André, em Leiria, já atingiu 24 pessoas, tendo causado pelo menos quatro mortes. Entre os infetados, há também cinco profissionais que testaram positivo.

Os primeiros casos foram detetados na semana passada. Entretanto, o número de doentes com teste positivo subiu para 24, com idades entre os 52 e os 92 anos. Os quatro pacientes que, entretanto, faleceram, cujas idades estão entre os 75 e os 87 anos, tinham, segundo o hospital, diversas comorbilidades pelas quais estavam internados.

Dois doentes já tiveram alta e cumprem isolamento no próprio domicílio. Internados na enfermaria de covid-19 continuam os restantes 18 doentes. Outros 16 doentes da enfermaria estão também a cumprir isolamento, apesar de terem testado negativo.

Dos profissionais de saúde, cinco testaram positivo, entre eles um médico e um enfermeiro, estando todos a cumprir o isolamento nas suas residências.

Foram, entretanto, já realizados mais de 50 testes a contactos dos infetados.

O hospital mantém suspensas as visitas nos pisos 3 e 4 da torre nascente, onde ficam quer o serviço de medicina interna quer a enfermaria dedicada à covid-19, com o objetivo de prevenir e controlar o surto.

O centro hospitalar, que integra três unidades de saúde, informou que todos os doentes infetados tinham a vacinação completa. Acrescenta ainda que não tem registo de mais surtos nos restantes serviços dos hospitais de Leiria, Pombal e Alcobaça.

Saiba mais