O Hospital Garcia de Orta, em Almada, detetou um caso da variante Ómicron, da covid-19. Trata-se do diretor clínico do Belenenses SAD, que se encontrava no hospital a fazer um estágio na pediatria. Consequentemente, o hospital decidiu encerrar os dois serviços de urgência pediátrica e consultas externas de pediatria, por precaução. A contração do novo coronavírus está relacionada com o surto no Belenenses SAD.
O presidente do Conselho de Administração do Hospital, Luís Amaro, não considera a medida excessiva e relembra que se trata de uma indicação da Direção-Geral da Saúde.
Luís Amaro adianta que o último contacto do infetado foi realizado a 25 de novembro, sendo que esteve a desempanhar funções nos dois serviços que foram encerrados.
O médico que foi infetado estaria em contacto direto com 28 profissionais de saúde e 46 utentes, que ficaram em isolamento profilático.
Todos os profissionais identificados como contactos de risco realizaram teste PCR, para pesquisa de SARS-CoV2, e até ao momento não foram confirmados resultados positivos.
SAIBA MAIS
- Hospital de Almada fecha urgência e consultas de pediatria após caso de Ómicron
- Espanha deteta mais três casos da nova variante Ómicron
- Surto de covid-19 no Belenenses SAD: mais de 100 pessoas isoladas
- Ómicron: especialistas dizem que ainda não há motivos para alarme