As autoridades de saúde continuam a rastrear a nova variante Ómicron, e, apesar de pouco se saber, os especialistas sublinham que ainda não há motivos para alarme, apelando à calma.
Os especialistas apelam à calma, ao mesmo tempo que a comunidade científica estuda a nova variante Ómicron.
É necessário algum tempo para se compreender o nível de transmissibilidade e de gravidade da variante.
Da África do Sul, país onde a Ómicron foi inicialmente reportada, chegam indícios positivos: a nova estirpe parece ser menos infecciosa e a maior parte dos casos positivos são de pouca gravidade.
Em Portugal, os membros da B-SAD que se encontram infetados estão a evoluir bem, alguns destes até sendo assintomáticos.
Com 13 casos positivos no país, para já circunscritos à equipa de futebol, não há sinais de transmissão na comunidade.
Saiba mais
-
Covid-19: novas medidas de combate à pandemia entram em vigor esta quarta-feira
-
Covid-19: farmácias realizaram mais de 30 mil testes na sexta-feira
-
Covid-19: portugueses a viver na Suíça preocupados com novas restrições nas viagens
-
Suíça coloca Portugal na lista de países onde circulam variantes consideradas preocupantes
-
Variante Ómicron em Portugal: "Não sei exatamente o que a DGS fez nos últimos dias"
-
Covid-19: nova variante é "excelente estímulo" para adesão à vacina de reforço, defende especialista
-
Covid-19: “Há evidência muito forte” que a Ómicron é mais transmissível