Coronavírus

Covid-19: corrida aos autotestes deixa farmácias sem capacidade de resposta

Marta Temido acredita que os stocks devem ser repostos nos próximos dias.

Loading...

A corrida aos testes à covid-19 está a deixar as farmácias sem capacidade de resposta. A ministra da Saúde admitiu, esta sexta-feira, que entidades não lucrativas podem ser chamadas a ajudar neste processo. Marta Temido acredita que a reposição dos stocks deve acontecer nos próximos dias.

A entrada em vigor das novas medidas fez disparar a procura de testes. Inúmeras farmácias por todo o país já têm a lista de marcações repletas para os próximos dias.

Só nos últimos 15 dias, as farmácias fizeram quase 270 mil testes gratuitos à covid-19. Faltam infraestruturas e recursos humanos para fazer face à procura. Há até municípios onde os testes comparticipados pelo Estado estão a ser realizados fora das farmácias.

As novas medidas obrigam quem participa, por exemplo, em eventos de natureza cultural ou desportiva, a apresentar, além do certificado de vacinação, um autoteste negativo, com o aval de um profissional de saúde, ou um autoteste realizado no momento, à frente de um responsável destacado para esta ação de fiscalização.

SAIBA MAIS: