Desde o início da pandemia já foram realizados em Portugal mais de 23 milhões de testes à covid-19, divulgou o Instituto Ricardo Jorge esta quinta-feira.
A marca foi alcançada no dia 14 de dezembro, altura em que se contabilizavam 15,7 milhões de testes TAAN/PCR e cerca de 7,4 milhões de Testes Rápidos de Antigénio (TRAg) de uso profissional realizados desde março de 2020.
Em oito dias, Portugal voltou a ultrapassar a marca de 1 milhão de testes, entre os quais não estão incluídos os autotestes.
Entre 1 e 14 de dezembro realizaram-se mais de 1,7 milhões de testes de diagnóstico à covid-19, com uma média diária superior a 123 mil testes. Destes, perto de 600 mil foram PCR e mais de 1,1 milhões foram testes rápidos de antigénio. Nestes 14 dias, em 10 deles foram registados mais de 100 mil testes diários. No dia 10 de dezembro foi aquele em que, até à data, mais testes foram realizados: 197.718.
A partir de 19 de novembro que os testes rápidos de antigénio efetuados nos laboratórios e farmácias aderentes ao regime excecional de comparticipação voltaram a ser gratuitos (quatro testes gratuitos por mês e pessoa).
SAIBA MAIS
- Ómicron: África do Sul regista novo máximo de casos diários
- Reino Unido atinge número de casos diários mais alto desde o início da pandemia
- Guarda é o 3.º distrito com maior incidência de casos de covid-19 na região Centro
- Ómicron tem risco muito elevado e exige medidas "fortes e urgentes"
- Atrasos nos testes à covid-19 obriga alunos a cumprir mais dias de isolamento
- Ómicron deverá ser variante dominante na UE em janeiro