O presidente da PRO.VAR, Daniel Serra, disse à Lusa que várias centenas de restaurantes vão encerrar em protesto no Natal e passagem de ano, e insistiu na reversão das medidas anunciadas pelo Governo na terça-feira.
"Estamos neste momento em conversa com muitos empresários e, neste momento, está aqui uma posição com alguma dimensão: muitos restaurantes vão encerrar em protesto", afirmou Daniel Serra, sem adiantar um número exato de restaurantes que pretendem encerrar nas semanas do Natal e da passagem de ano, mas garantindo que "várias centenas" já comunicaram a intenção à associação PRO.VAR - Promover e Inovar a Restauração Nacional.
Segundo o responsável, tendo em conta o número de testes à covid-19 que estão a ser feitos diariamente, cerca de 133.000, e dado que passa a ser obrigatória a apresentação de um teste negativo para frequentar restaurantes nos dias 24, 25, 30 e 31 de dezembro e 01 de janeiro, apenas um em cada três portugueses estará em condições de o fazer.
"É um valor quase residual, a maioria dos portugueses não terá condições", apontou o responsável, acrescentando que para muitos empresários, abrir portas naquelas semanas, "é perder dinheiro".
SAIBA MAIS
- As novas medidas de combate à pandemia
- Variante Ómicron já domina 46,9% dos novos casos em Portugal
- Mais pessoas mais novas e com a vacinação completa internadas com covid-19
- Centros de vacinação fecham entre 23 e 26 de dezembro
- Vacinas contra a covid-19 não são suficientes, são precisos tratamentos
- Pneumologista defende reforço das medidas de contenção e da vacinação
- Covid-19: DGS recomenda Natal com menos pessoas e espaço ventilado
- Covid-19: o alerta da OMS sobre as festas de Natal
- Covid-19: testes gratuitos nas farmácias de Lisboa têm novas regras
- Covid-19: maioria dos portugueses admite não reunir toda a família na consoada