Coronavírus

Covid-19: Infarmed alerta para testes antigénio sem a devida regulamentação

Covid-19: Infarmed alerta para testes antigénio sem a devida regulamentação
DAVID GANNON/Getty Imagens

Os testes em questão são de um fabricante chinês e o Infarmed admite que possam estar à venda por em Portugal.

O Infarmed alertou, esta quarta-feira, para o uso indevido da marca CE em testes de antigénio covid-19 de um fabricante chinês, apelando para que não seja comprado, ainda que até agora não haja registo em Portugal do uso destes testes.

"Foi identificada a colocação no mercado europeu dos testes de antigénio covid-19 Antigen Test Kit (colloidal gold method) do fabricante Hangzhou Bioer Technology Co., Ltd. (China) e mandatário Medical Devices & Drugs S.L. (Espanha) ostentando marcação CE indevida, por não existir evidência de cumprimento de todos os requisitos legais aplicáveis a nível europeu, incluindo documentação técnica incompleta face ao estabelecido" nos regulamentos comunitários, adiantou a autoridade nacional do medicamento (Infarmed) numa circular informativa hoje divulgada.

Segundo o Infarmed, "em Portugal não foram identificados registos destes testes mas, atendendo a que existe livre circulação de produtos no Espaço Económico Europeu, o Infarmed recomenda que o dispositivo supramencionado não seja adquirido nem utilizado", acrescenta a nota.

Leia na íntegra a nota do Infarmed

Recorde-se que desde 1 de outubro, com o fim da situação de alerta, testes à covid-19 deixaram de ser gratuitos e o isolamento de doentes infetados deixou de aplicar-se.

Últimas Notícias
Mais Vistos