Crise Migratória na Europa

Resgatados 37 homens de embarcação em águas internacionais a sul do Algarve

São "alegadamente oriundos do Norte de África".

Resgatados 37 homens de embarcação em águas internacionais a sul do Algarve
Alkis Konstantinidis

A Marinha resgatou esta quinta-feira 37 homens, quatro deles adolescentes entre os 16 e 17 anos, "alegadamente oriundos do Norte de África", de uma embarcação que navegava em águas internacionais, a sul do Algarve.

Os migrantes chegaram pelas 16:00 à base de apoio da Marinha, em Portimão, e serão transportados de autocarro para o Cais Comercial, onde a Proteção Civil montou cinco tendas. Será neste local que vão ser realizados os testes à covid-19, dado apoio médico e alimentar.

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras deverá levar cerca de 48 horas a processar a identificação destes 37 migrantes.

As autoridades ainda não confirmaram as nacionalidades, mas como explica Conceição Ribeiro, repórter da SIC no local, tudo indica que serão cidadãos marroquinos.

Segundo Fernando Rocha Pacheco, comandante da Zona Marítima do Sul, a embarcação foi avistada por um navio mercante ao final do dia de quarta-feira, tendo sido deslocados meios da Marinha para o local, que "aos primeiros alvores" da manhã de hoje abordou os tripulantes.

Ao avistarem a corveta da Marinha, os homens "pediram auxílio", acabando por ser recolhidos em águas internacionais, a 47 milhas náuticas a sul da costa algarvia, na faixa atlântica correspondente à zona entre Vila Real de Santo António e Tavira, precisou a mesma fonte.

Estes 37 migrantes não chegaram a desembarcar irregularmente em Portugal, o que significa que poderá existir um novo enquadramento legal.

Os casos anteriores de desembarque de migrantes registados no Algarve foram encarados como uma situação de imigração irregular e as pessoas encaminhadas para o tribunal, exceto os primeiros casos em dezembro de 2019, que foram tidos como casos de asilo, que acabaram por ser recusados.

Nesta situação concreta poderá existir um novo contexto legal, porque estes 37 migrantes foram resgatados em alto-mar.

Homens estão "bem se saúde"

Em comunicado, a Marinha adiantou que os homens navegavam numa embarcação de madeira com sete metros e que o navio da Marinha com os tripulantes resgatados se dirige "agora para o Ponto de Apoio Naval de Portimão, onde se prevê que chegue durante esta tarde".

Segundo Fernando Rocha Pacheco, os homens "encontram-se bem de saúde", havendo apenas um que "se queixa de dores num pé".

Para já, a situação está a ser encarada pelas autoridades como uma "ação de salvamento" e só "diligências posteriores podem confirmar se são migrantes", concluiu.

A costa algarvia tem recebido nos últimos dois anos vários desembarques ilegais de migrantes marroquinos.