A companhia aérea bielorrussa Belavia anunciou esta sexta-feira que as autoridades turcas proibiram os cidadãos da Síria, do Iraque e do Iémen embarcarem a bordo dos aviões da companhia com destino à Bielorrússia.
"De acordo com uma decisão das autoridades da Turquia, os cidadãos do Iraque, da Síria e do Iémen vão deixar de ser autorizados nos voos entre a Turquia e a Bielorrússia", a partir de hoje, disse a Belavia através de um comunicado.
- Crise de migrantes: frio, falta de alimentos e a União Europeia do outro lado do arame farpado
- Lukashenko pede a Putin bombardeiros nucleares para vigiarem fronteira com UE
Bielorrússia acusada da entrada irregular de migrantes na Europa
O regime de Minsk é acusado de organizar a entrada irregular de migrantes e refugiados no bloco europeu transportando as pessoas para o país que são depois conduzidas às fronteiras com a Polónia, Lituânia e Letónia.
De acordo com a União Europeia e os Estados Unidos o regime de Minsk é responsável pelos fluxos migratórios que usa como retaliação contra as sanções internacionais aplicadas contra a Bielorrússia.
Crianças pedem desculpa na fronteira entre a Polónia e a Bielorrússia
Um polícia polaco partilhou, esta quinta-feira, através do Twitter, um vídeo que mostra grupos de migrantes e de crianças com cartazes a pedir desculpa na fronteira entre a Polónia e a Bielorrússia.
A situação na fronteira entre a Polónia e a Bielorrússia está a preocupar a Europa e o mundo. Para proteger uma pequena parte dos mais de 400 quilómetros da fronteira com a Bielorrússia, o Polónia mobilizou 15.000 soldados. Em resposta, as autoridades bielorrussas responderam com o envio de mais 1.000 migrantes para a zona de fronteira.
A presidente da Comissão Europeia anunciou esta quarta-feira que as sanções contra a Bielorrússia vão aumentar "muito rapidamente, no início da semana que vem".
No meio da guerra diplomática estão agora perto de 4.000 pessoas, cercadas por muros de arame farpado. A esmagadora maioria é originária do Médio Oriente e está em busca de asilo na União Europeia.