O Presidente da República vai ouvir os partidos políticos com assento parlamentar no próximo sábado, dia 30 de outubro, e o Conselho de Estado no dia 3 de novembro.
Em comunicado no site oficial da Presidência da República, os encontros vão de acordo ao exigido pela Constituição da República Portuguesa.
Na segunda-feira, Marcelo Rebelo de Sousa vai ouvir o Livre. De acordo com o porta-voz do Grupo de Contacto do Livre, Pedro Mendonça, citado pela Lusa, o chefe de Estado "chamou o Livre a Belém" na próxima segunda-feira pelas 18:00.
Esta quarta-feira, Marcelo Rebelo de Sousa vai, igualmente, reunir-se com o primeiro-ministro, António Costa, e o Presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues.
O comunicado refere ainda que o Presidente da República receberá os Parceiros Sociais na sexta-feira, dia 29 de outubro.
A Assembleia da República chumbou esta quarta-feira, na generalidade, a proposta de Orçamento do Estado para 2022, com os votos contra do BE, PCP, PEV PSD, CDS, IL e Chega, com a abstenção do PAN e das deputadas não-inscritas Joacine Katar Moreira e Cristina Rodrigues e com o voto favorável do PS.
O chumbo da proposta do Orçamento do Estado para 2022 precipita a realização de eleições legislativas antecipadas, como tinha avisado o Presidente da República. Cabe agora a Marcelo Rebelo de Sousa decidir sobre a dissolução do Parlamento e a marcação de novas eleições legislativas.
Veja também:
- OE 2022: Ferro Rodrigues informa partidos de conferência de líderes na quinta-feira
- PAN defende que "fazer oposição não é só votar contra" e aponta o dedo à esquerda
- "Este Governo morre hoje aqui no Parlamento"
- Iniciativa Liberal responsabiliza toda a esquerda pela situação atual
- PEV fala num Orçamento que não tem por onde "se lhe pegue"
- "Há intenções de investimento que se retraem em virtude da incerteza"
- Esquerda culpa Governo pelo falhanço nas negociações orçamentais