Eleições no Brasil

Bolsonaro imitou ou não alguém com falta de ar? Sim, embora diga que não

Bolsonaro imitou ou não alguém com falta de ar? Sim, embora diga que não
DOUGLAS MAGNO/Getty Imagens
O Presidente brasileiro negou tê-lo feito mas, nas redes sociais, começam logo a ser partilhados vídeos que desmentem o próprio.

Na primeira entrevista da campanha presidencial a uma televisão generalista, Jair Bolsonaro foi confrontado com momentos em que simulou ter falta de ar para se referir a infetados por covid-19, durante o período da pandemia.

O Presidente brasileiro negou tê-lo feito mas, nas redes sociais, surgiram os vídeos que desmentem esta declaração. Pelo menos, em dois momentos, Bolsonaro aparece em transmissões em direto no seu canal no YouTube a simular um paciente com falta de ar, enquanto criticava as medidas sanitárias do então ministro da Saúde.

Abaixo está um desses exemplos. Fiquei atento ao que o governante diz ao minuto 1:23.

Mas este, e ao contrário do que Jair Bolsonaro garantiu, não foi um caso isolado. Há um outro vídeo a circular nas redes sociais, de maio de 2021, em que o Presidente do Brasil volta a simular alguém com dificuldades em respirar devido à infeção pelo vírus SARS-CoV-2. Veja o minuto 0:48 no vídeo abaixo

Durante 40 minutos, Jair Bolsonaro foi questionado pelos apresentadores do Jornal Nacional, da TV Globo. O Presidente do Brasil, que tem vindo a descredibilizar as urnas eletrónicas, usadas no Brasil há mais de 25 anos sem qualquer indício de fraude, garantiu que vai respeitar o resultado das eleições de outubro, desde que "sejam limpas".

Ao longo desta semana vão ser entrevistados no mesmo jornal os candidatos Ciro Gomes, Lula da Silva e Simone Tebet.

As eleições presidenciais no Brasil têm a primeira volta marcada para 2 de outubro e a segunda, caso seja necessária, para dia 30 do mesmo mês. Ao todo são 12 os candidatos na corrida: Jair Bolsonaro, Luiz Inácio Lula da Silva, Ciro Gomes, Simone Tebet, Luís Felipe D'Ávila, Soraya Tronicke, Roberto Jefferson, Pablo Marçal, Eymael, Leonardo Pericles, Sofia Manzano e Vera Lúcia.

Últimas Notícias
Mais Vistos