O republicano Donald Trump e o democrata Joe Biden estão na corrida às eleições presidenciais de 2020, nos Estados Unidos da América, que decorrem a 3 de novembro.
A uma semana das eleições, os candidatos entram no contrarrelógio final de comícios e de troca de acusações para captar o voto. Mais de 60 milhões de eleitores já votaram por correio ou por antecipação.
Trump vs. Biden: as propostas
O que os candidatos querem fazer se forem eleitos? Ambos divulgaram uma lista das propostas que querem implementar a partir do próximo ano. Da pandemia de covid-19 à economia, passando ainda pelas relações externas, imigração ou saúde, muitas foram as ideias apresentadas por Donald Trump e Joe Biden.
Sobre o novo coronavírus, Trump promete uma vacina até ao final de 2020 e voltar à normalidade em 2021. Já Biden quer implementar uma campanha de testagem em massa e lutar pelo uso obrigatório da máscara.
Quando à economia, o atual Presidente norte-americano pretende criar 10 milhões de novos empregos em 10 meses e cortar os impostos para aumentar o salário líquido. O antigo vice-presidente de Barack Obama promete aumentar o salário mínimo nacional e a criação de um apoio adicional de 200 dólares por mês.
- A visão de Joe Biden. Ideias "arrojadas" para reconstruir os EUA
- O que quer Donald Trump fazer no próximo mandato?
As polémicas
Desde as restrições de entradas nos Estados Unidos ao shutdown, passando ainda pela forma como geriu a pandemia, muitas foram as polémicas que marcaram o primeiro mandato de Donald Trump.
Mas não é só o presidente norte-americano. A campanha eleitoral de Joe Biden também tem estado marcada por várias polémicas, como o seu papel na Ucrânia enquanto vice-presidente norte-americano ou as acusações no movimento #MeToo.