A comissária europeia portuguesa, Elisa Ferreira, reagiu ao anúncio da vitória de Joe Biden nas eleições presidenciais norte-americanas afirmando "sentir-se bem" e disse esperar que o democrata reconstrua as relações de Washington e Bruxelas.
"A divisão social nos Estados Unidos é preocupante e as coisas não voltarão ao que eram. Temos de continuar a reforçar a UE e a reconstruir as relações da UE e dos Estados Unidos com base em valores e em realidades do século XXI", escreveu a responsável pela pasta da Coesão e Reformas numa publicação na rede social Twitter.
Reagindo ao anúncio que dá a vitória a Joe Biden, Elisa Ferreira sublinhou que "o inquilino na Casa Branca não é indiferente" para as relações transatlânticas.
"É por isso que me sinto como Nina Simone", notou a responsável portuguesa, numa alusão à canção "Feeling good".
"É um novo amanhecer, é um novo dia, é uma nova vida para mim e eu estou a sentir-me bem", refere o excerto da canção partilhado pela comissária europeia.
Também através do Twitter, o comissário europeu da Economia, Paolo Gentiloni, falou numa "dia inesquecível para a Europa e a democracia".
"Estou a abraçar-me a mim próprio", indicou.
Já o comissário europeu do Emprego, o luxemburguês Nicolas Schmit, disse através do Twitter que a eleição de Joe Biden é "um alívio, uma alegria e dá grandes esperanças para uma parceria transatlântica baseada em valores e na ideia de justiça social".
O candidato democrata Joe Biden foi hoje anunciado como vencedor das eleições presidenciais de 3 de novembro segundo projeções da 'media' norte-americana.
Segundo essas projeções, Biden totaliza 284 "Grandes Eleitores" do Colégio Eleitoral, derrotando o candidato republicano e atual Presidente Donald Trump.
A posse de Biden como 46.º Presidente dos Estados Unidos está marcada para 20 de janeiro de 2021.
ACOMPANHE AO MINUTO: A ELEIÇÃO DA DÉCADA
Veja também:
- Livre saúda Joe Biden pela "vitória da decência"
- Presidente da República saúda Biden e espera que relações se continuem a estreitar
- Catarina Martins considera "boa notícia" derrota de Trump e do ódio
- MNE: "Com a administração Biden a cooperação vai ser aprofundada"
- António Costa felicita Joe Biden e espera trabalho conjunto em breve