Eleições nos EUA

Covid-19. Biden apela aos norte-americanos que usem máscara para se protegerem

O Presidente eleito defende que este gesto poderá “salvar dezenas de milhares de vidas”.

A saúde é a pasta que mais esforços concentra para Joe Bieden. O Presidente eleito dos Estados Unidos pediu, mais uma vez, aos norte-americanos que usem máscara e que se protejam do novo coronavírus. O discurso mantém-se igual ao das campanha, mas agora tem um peso institucional maior.

“Não interessa para quem votaram nem qual era a vossa posição antes do dia das eleições. Não interessa o vosso partido nem o vosso ponto de vista. Podemos salvar dezenas de milhares de vidas se todos usarem máscara nos próximos meses”, disse o presidente eleito.

Para além da Covid-19, Joe Biden tem ainda outras batalhas na área da saúde. Esta terça-feira vai tentar pressionar o Supremo Tribunal dos Estados Unidos em defesa do chamado Obamacare, um plano criado durante a presidência de Obama que prevê acesso a cuidados de saúde para mais de 20 milhões de pessoas. O Supremo deverá decidir se a lei de cuidados acessíveis é ou não para manter.

Joe Biden só toma posse a 20 de janeiro de 2021, mas já percebeu que, até lá, vai ter de enfrentar Donald Trump, uma vez que o ainda presidente não se resigna à derrota.

Veja também:

  • 1:44