Eleições nos EUA

Invasão do Capitólio. Sobe para cinco o número de mortes no protesto

Julio Cortez

A quinta vítima mortal é um polícia.

Morreu mais um polícia que estava esta quinta-feira no Capitólio quando os apoiantes de Trump invadiram o edifício. É a quinta morte registada durante os protestos.

Uma mulher foi morta a tiro por um polícia do Capitólio durante a invasão do edifício e outros três manifestantes acabaram por morrer vítimas de ferimentos. Os apoiantes de Donald Trump pretendia interromper a confirmação de Joe Biden como Presidente dos Estados Unidos.

A líder da Câmara dos Representantes pretende ativar a 25.ª emenda para afastar o atual Presidente da Casa Branca, mas Mike Pence, vice-presidente opõe-se. Nancy Pelosi assegura que se Pence não usar a 25.ª emenda, deve iniciar-se um processo de destituição.

Donald Trump publicou esta quinta-feira um vídeo onde considera o ataque “hideondo” e demarcando-se dos atos de violência. O Presidente afirma que ativou a guarda nacional e a força de segurança federal para “proteger o edifico e expulsar os intrusos”.

  • Covid-19: os números da vacinação em Portugal e no Mundo

    Vacinar Portugal

    Já foram aplicadas mais de 1 milhão de doses de vacina em Portugal e o destino da maioria foi para pessoas com mais de 80 anos. O ritmo médio semanal dos últimos dias abrandou ligeiramente. Portugal é agora o 8.º país da União Europeia com mais doses administradas (14.ª se considerarmos os Estados-membros com mais vacinas completas). Veja os gráficos interativos do maior e mais rápido processo de vacinação mundial (pelo menos 101 países já o iniciaram)

    Bruno Castro Ferreira e Sofia Miguel Rosa