Fórmula 1

É oficial: "Portugal está de volta ao mapa da Fórmula 1"

A Fórmula 1 vai regressar a Portugal, mais especificamente ao Autódromo Internacional do Algarve, nas temporadas de 2027 e 2028. O ministro da Economia e Coesão Territorial promete que o Grande Prémio “terá um impacto direto na atividade económica" e “fortalecerá a imagem de Portugal no mundo”.

Loading...

A Fórmula 1 vai regressar a Portugal nas temporadas de 2027 e 2028. A mais prestigiada competição do automobilismo mundial voltará a passar pelo Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão. A notícia, avançada esta segunda-feira pela SIC, foi oficializada esta terça-feira.

O ministro da Economia e Coesão Territorial celebra que “Portugal está de volta ao mapa da Fórmula 1” e promete que o Grande Prémio (GP) no país “terá um impacto direto na atividade económica, na criação de valor para as empresas, na atração de investimento e na criação de emprego".

"A realização do Grande Prêmio no Algarve reforça nossa estratégia de desenvolvimento regional, valorizando os territórios e criando oportunidades para as economias locais. Este será um evento que, além de ser uma fonte de prestígio para o nosso país, fortalecerá a imagem de Portugal no mundo", diz Manuel Castro Almeida.

O CEO do Autódromo Internacional do Algarve corrobora a opinião de que o GP de Portugal vai “impulsionar significativamente o nosso turismo, a nossa região e a nossa comunidade”, agradecendo ao “apoio contínuo do Governo português”. Jaime Costa realça ainda uma particularidade do circuito nacional.

“O traçado único de Portimão, com curvas sinuosas, desafiará os melhores pilotos do mundo e criará um espetáculo que os fãs vão adorar. Estamos ansiosos para criar momentos inesquecíveis.”

O presidente e CEO da Fórmula 1, Stefano Domenicali, afirma estar “muito feliz por ver Portimão de volta ao calendário da Fórmula 1” e pelo desporto “continuar a inflamar a paixão dos incríveis fãs portugueses”.

O regresso do GP de Portugal

A estreia da modalidade no Autódromo Internacional do Algarve aconteceu em 2020 e ficou marcada pelo contexto da pandemia de Covid-19. Na altura, a prova, disputada em outubro, contou com a presença limitada de apenas 27.500 espectadores.

Já no ano seguinte, em 2021, o Grande Prémio realizou-se à porta fechada, sem a presença de público nas bancadas, devido às restrições sanitárias então em vigor.

O circuito de Portimão é frequentemente elogiado pelos pilotos que por lá competem ou já competiram. Em 2021, o heptacampeão mundial Lewis Hamilton, vencedor da prova nesse ano, confessou que gostaria de ver o Algarve integrar de forma permanente o calendário da Fórmula 1: “Cresci a ver o Grande Prémio de Portugal no Estoril e, por isso, foi muito bom regressar a Portugal para competir”, afirmou o piloto britânico.