Já se sabe quem vai substituir o ex-ministro Pedro Nuno Santos no Ministério das Infraestruturas. Numa nota divulgada, esta segunda-feira, no site da Presidência informa-se que os novos ministros serão João Galamba e Marina Gonçalves, ou seja, o atual secretário de Estado do Ambiente e da Energia e a ex-secretária de Estado da Habitação.
“O Presidente da República aceitou a proposta do Primeiro-Ministro da criação do Ministério das Infraestruturas e do Ministério da Habitação, por divisão do Ministério das Infraestruturas e da Habitação, e aceitou a proposta do Primeiro-Ministro de nomeação de João Saldanha de Azevedo Galamba, como Ministro das Infraestruturas, e de Marina Sola Gonçalves, como Ministra da Habitação”, lê-se na nota da Presidência.
Assim sendo, o ministério de Pedro Nuno Santos divide-se em dois: Infraestruturas e Habitação. Além disso, dois secretários de Estado sobem a ministros, sendo que, saliente-se, Marina Gonçalves “sobrevive” à queda de Pedro Nuno Santos e do seu ministério.
Recorde-se que com a saída do ex-ministro e do secretário de Estado Hugo Mendes, por inerência também ela “caiu”, mas é agora reconduzida por António Costa e para um cargo de maior relevo: ministra da Habitação.
Quem é quem
Tanto João Galamba, como Marina Gonçalves, são destacados socialistas considerados próximos de Pedro Nuno Santos.
Marina Gonçalves, natural de Caminha e licenciada em Direito, foi assessora de Pedro Nuno Santos quando este desempenhou as funções de secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares e foi vice-presidente do Grupo Parlamentar do PS na anterior legislatura.
João Galamba, natural de Lisboa, licenciado em Economia, tem doutoramento em Ciência Política na London School of Economics. No período de liderança de António José Seguro no PS, entre 2011 e 2014, fez parte do chamado grupo dos "jovens turcos", juntamente com Pedro Nuno Santos, Pedro Delgado Alves e Duarte Cordeiro.
Afinal, foram mesmo 10 as saídas do Governo
Após a demissão de Pedro Nuno Santos e do seu secretário de Estado Hugo Mendes - que terá sabido e autorizado a indemnização milionária paga a Alexandra Reis - a dúvida era: Governo acumula 10 ou 11 saídas? Foram 11 mas durante menos de uma semana.
Isto porque Marina Gonçalves, que até ao passado dia 29 de dezembro era secretária de Estado do Ministério das Infraestruturas e Habitação de Pedro Nuno Santos, regressa agora ao Executivo mas como ministra.