Guerra Rússia-Ucrânia

Câmara alta do Parlamento russo ratifica anexação de quatro regiões da Ucrânia

Do lado ucraniano, as tropas de Kiev garantem, porém, ter quebrado o controlo total que a Rússia tinha de nas quatro províncias.

Câmara alta do Parlamento russo ratifica anexação de quatro regiões da Ucrânia
REUTERS/Alexander Ermochenko
Loading...

A câmara alta do Parlamento russo aprovou, esta terça-feira, por unanimidade a anexação de quatro regiões da Ucrânia. Ao mesmo tempo, Kiev anuncia ter concretizado com sucesso o que designa de maior avanço no terreno desde o início da guerra.

As tropas de Kiev asseguram que recapturaram várias localidades na província de Kherson - uma das quatro regiões anexadas - e garantem ter destruído mais de 30 tanques russos e um lançador múltiplo de foguetes.

À margem do alegado avanço ucraniano, o Conselho da Federação ratificou por unanimidade a legislação para anexar as regiões de Donetsk, Lugansk, Kherson e Zaporíjia depois da votação igual ontem na Duma, a câmara baixa do Parlamento.

Os documentos voltam agora ao Kremlin para a assinatura final do Presidente Vladimir Putin que vai formalizar a anexação as quatro regiões, que representam cerca de 18% do território ucraniano reconhecido internacionalmente.

A Rússia declarou as anexações depois de realizar o que chamou de referendos nas áreas ocupadas da Ucrânia.

Além de Kiev, uma grande parte da comunidade internacional condenou estas anexações, dizem que são o resultado de falsos referendos e comprometem-se a não reconhecer validade a esta decisão.

Rússia a perder terreno nas quatro regiões…

O Kremlin ainda não designou formalmente as fronteiras das novas regiões - grande parte sob o controlo das forças ucranianas. Na segunda-feira, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que ainda decorrem consultas sobre as fronteiras das regiões de Zaporíjia e Kherson.

Assim, ainda não é claro onde a Rússia demarcará as suas próprias fronteiras internacionais quando a anexação estiver concluída.

… E a Ucrânia a ganhar

A Ucrânia conseguiu mais ganhos no campo de batalha na segunda-feira, reconquistando território em várias dezenas de quilómetros atrás das linhas de frente na região sul de Kherson.

Reconquista de Lyman, no Donbass.
Loading...

As tropas russas controlam agora apenas cerca de 60% da região de Donetsk e 70% de Zaporíjia, enquanto os recentes avanços ucranianos conseguiram empurrar as linhas da frente novamente até Lugansk, região sobre a qual as forças russas reivindicaram controlo total em julho.

Confiante neste avanço, o Presidente da Ucrânia tomou entretanto uma posição importante, afastando qualquer possibilidade de negociação com o homólogo russo, Vladimir Putin.

[Notícia atualizada às 13:19]