Guerra Rússia-Ucrânia

Instalações elétricas em Kiev atingidas por três ataques russos

Acontece um dia depois da capital ucraniana ter sido atacada por drones

Instalações elétricas em Kiev atingidas por três ataques russos
STRINGER

Instalações elétricas em Kiev foram atingidas esta terça-feira por três ataques russos, um dia depois da cidade ter sido atacada por "drones", disse o gabinete da presidência da Ucrânia.

"De acordo com as primeiras informações, foram lançados três ataques contra instalações elétricas" na zona oriental da cidade de Kiev, indicou Kyrylo Tymochenko, conselheiro do chefe de Estado da Ucrânia sem fornecer mais detalhes.

Ataques russos, com o uso de "drones suicidas", (aeronaves não tripuladas) de fabrico iraniano mataram pelo menos oito pessoas, incluindo quatro em Kiev na segunda-feira, e atingiram instalações de energia em várias regiões do país.

Loading...

Rússia ataca Kiev com 43 drones, Ucrânia garante ter destruído 37

A força aérea ucraniana afirma que a Rússia atacou esta segunda-feira o território ucraniano com um total de 43 drones 'kamikaze', dos quais 37 foram abatidos por Kiev.

O representante do comando da força aérea ucraniana, Yuriy Ihnat disse na televisão ucraniana que os drones "voaram do sul, 43, dos quais 37 foram eliminados" e que "todas as forças e meios - aviação, sistemas de mísseis antiaéreos e outras forças de defesa - estiveram envolvidos".

"Pelo menos 86% dos aparelhos destruídos são Shahed (de fabrico iraniano). Este não é um mau resultado para estes alvos", referiu Ihnat.

A força aérea ucraniana apelou ao público para que deixe as tropas ucranianas fazer o seu trabalho, face a uma imagem a circular nas redes sociais que mostra um homem a tentar disparar contra um objeto voador a partir de uma janela.

"Não há necessidade de disparar pela janela", disse Ihnat, avisando que as balas disparadas em áreas densamente povoadas podem atingir inocentes, especialmente as de espingardas de caça.

O que são os drones kamikaze e porque são utilizados pela Rússia?

Uso é cada vez mais frequente. Apareceram pela primeira vez na guerra na Ucrânia em setembro.

Loading...

Os drones kamikaze iranianos são baratos, facilmente lançados e conseguem provocar muita destruição. Foram desenvolvidos pela empresa pública iraniana que fabrica aeronaves.

Apareceram pela primeira vez na guerra em setembro, mas o uso de drones Shahed-136 pela Rússia tem sido cada vez maior.

O vídeo oficial de propaganda militar, publicado em março, revela bases de mísseis e equipamento desenvolvido pelo Irão. Um dos motivos de orgulho: o drone Shahed-136. Pesa 200 quilos, mede 3.5 metros por 2.5 de envergadura das asas e tem um alcance de até 1000 quilómetros. É lançado a partir de uma plataforma, dissimulável num comum camião de mercadorias.