Guerra Rússia-Ucrânia

Barragem de Kherson terá sido minada pelos russos

Zelenskyy diz que há o risco de uma grande parte do sul da Ucrânia ficar inundado.

Tropas russas patrulham barragem de Kakhovka
Loading...

Os ucranianos acreditam que uma barragem na região de Kherson foi minada pelas forças russas. Vlodomyr Zelenskyy pediu a intervenção do ocidente dizendo que há o risco de uma grande parte do sul do país ficar inundado.

Há dois dias, a Ucrânia acusou a Rússia de colocar explosivos na barragem na região ocupada de Kherson. Moscovo respondeu devolvendo a acusação.

A barragem de Nova Kakhovka tem 30 metros de altura e 3 km de comprimento. Foi construída em 1956, durante o regime da União Soviética. A sua reserva fornece tanto a ocupada peninsula da Crimeia como a central nuclear de Zaporijia, sob o controlo das forças russas.

Zelensky pede agora a intervenção do ocidente. O sul da Ucrânia é uma das regiões onde a guerra está mais intensa.

Os serviços de inteligência britânicos alertam que a Rússia reforçou pontos de passagem.

Por todo o país continuam os ataques, mas agora direcionados, segundo as forças ucranianas, para infraestrururas energéticas.

Só na manhã de sábado foram atingidas em difernetes zonas do país, o que levou a apagões, como é o caso Borodyanka, cidade da região de Kiev.

Estes ataques acontecem quando a Ucrânia se prepara para um difícil inverno. Desde agosto que o governo ordena a retirada obrigatória de civis de várias localidades, precisamente porque não há energia, Sendo impossível garantir o aquecimento que é fundamental em temperaturas negativas.