Guerra Rússia-Ucrânia

Paris negoceia com a Ucrânia o envio de veículos de combate blindados

Discussões incluem o prazo da entrega e o treino de soldados ucranianos para o equipamento.

Paris negoceia com a Ucrânia o envio de veículos de combate blindados
Jeremy Bessat
Loading...

O ministério da Defesa francês vai discutir com a Ucrânia a entrega de veículos de combate blindados, os primeiros do género movidos a rodas a serem fornecidos às forças militares ucranianas.

As discussões incluem o prazo da entrega e o treino de soldados ucranianos para o equipamento, disse o ministério.

Designados em francês de "tanques ligeiros", os AMX-10 RC possuem um canhão de 105 milímetros e duas metralhadoras.

Inicialmente foram concebidos para missões de reconhecimento, com capacidade para resistir a armas ligeiras de infantaria, segundo o ministério da Defesa francês.

Possuem rodas em vez de lagartas, permitindo-lhes maior mobilidade face aos tanques pesados.

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, agradeceu no Twitter este envio de armamento pela França e o "crescente trabalho com os parceiros na mesma direção".

Ucrânia aposta em tanques pesados

A Ucrânia pretendia desde há meses obter tanques pesados, incluindo o Abrams norte-americano e o Leopard 2 alemão.

A decisão francesa foi anunciada após uma conversa telefónica de uma hora entre o Presidente francês Emmanuel Macron e Zelensky na tarde de quarta-feira.

O Eliseu não forneceu pormenores sobre o acordo.

O AMX-10 RC está ao serviço das forças militares francesas desde 1981 e tem registado diversas adaptações.

O ministério da Defesa francês disse que este veículo de combate está a ser gradualmente substituído por um novo equipamento designado Jaguar.

A decisão vem juntar-se a anteriores apoios militares disponibilizados por Paris à Ucrânia, na sequência da visita do ministro da Defesa a Kiev na semana passada.

Paris forneceu à Ucrânia um importante arsenal de canhões Caesar, e ainda mísseis antitanque, baterias de mísseis terra-ar Crotale. Cerca de 2.000 soldados ucranianos estão ainda a ser treinados em solo francês.

O Presidente dos EUA, Joe Biden, disse que a sua administração está a ponderar o envio para a Ucrânia de Bradley Fighting Vehicles (BFV), um veículo de combate médio que pode servir para transportar tropas.

Desde há meses que Kiev apela ao Governo alemão sobre o envio de tanques pesados Leopard 2, mas Belim já referiu que não tomará uma decisão isolada ao recordar que nenhum outro país forneceu equipamento militar ocidental similar.

Saskia Esken, que partilha com o chanceler Olaf Scholz a liderança do Partido social-democrata (SPD) disse na terça-feira à estação n-tv que Scholz e o Governo de coligação estão em contacto regular e próximo "particularmente com os americanos" sobre as entregas de armas.

O Reino Unido disse que forneceu à Ucrânia mais de 200 veículos blindados de transporte de tropas, mas ainda não enviou tanques.