As tropas russas voltaram a atacar Soledar, perto de Bakhmut. Há semanas que as duas localidades são palco de confrontos entre o exército de Kiev e o grupo Wagner. Em resposta, a Ucrânia reforçou a defesa nessa zona. Zelensky não entende o interesse da Rússia na região de Bakhmut mas garante que resiste à ofensiva.
O Instituto para os Estudos da Guerra refere que o líder do grupo Wagner tem interesse em Bakhmut para ter acesso às minas de sal para benefício pessoal, refere Germano Almeida.
Em relação a Soledar, segundo a vice-ministra da Defesa da Ucrânia, a Rússia reagrupou e, de acordo com o Ministério da Defesa britânico, as tropas russas já terão tomado uma parte de Soledar.
“Os russos estão a tentar tudo para obter Soledar, até é menos importante que Bakhmut, mas seria mais significativo para a moral russa que há muito tempo não tem um ganho - desde julho”.
Tudo indica que a Rússia está a fazer uma nova mobilização de cerca de 500 mil homens durante o mês de janeiro para preparar ofensivas na Primavera.
Ajuda militar à Ucrânia
Estados Unidos, Reino Unido e Alemanha anunciaram uma nova ajuda militar à Ucrânia que inclui veículos blindados.
“Embora a Ucrânia tenha recebido muita ajuda militar do ocidente, não é material de ponta, ou seja, tantos Estados Unidos como Alemanha e Reino Unido ainda não deram o melhor que têm de carros de combate, veículos blindados e fogo de artilharia”.