Na Ucrânia há informações contraditórias sobre a situação no Donbass. Moscovo garante que Soledar está cercada e que os mercenários russos do grupo wagner já controlam a vila mineira. O Governo de Kiev, por outro lado, rejeita esta versão e divulgou até imagens para provar que continua a resistir.
O vídeo divulgado pela Ucrânia mostra vários militares russos debaixo de fogo, garante Kiev, que acrescenta que as imagens foram captadas nos últimas dias.
É, portanto, a prova apresentada pela nação liderada por Zelensky de que a região mineira de Soledar não caiu nas mãos de Moscovo.
“Apesar da situação difícil os soldados ucranianos estão a lutar ferozmente. O inimigo tem tentado penetrar as nossas linhas de defesa e capturar Soledar, sem qualquer sorte e com baixas pesadas”, disse Hanna Malyar, vice-ministra da Defesa ucraniana.
Kiev admite, contudo, que necessita de blindados pesados, mas até agora só recebeu promessas.
“Entregaremos uma companhia de tanques leopard, no âmbito de uma coligação”, garantiu Andrzej Duda, Presidente da Polónia, dando assim uma resposta ao apelo que já tinha sido feito por Kiev.
A entrega destes blindados de fabrico alemão está pendente, visto que depende de uma autorização do Governo da Alemanha que continua a resistir na cedência à Ucrânia de tanques pesados de combate.
Algo que, para Zelensky é visto como insuficiente, já que “o apoio na forma retórica de portas abertas não é suficiente para a Ucrânia”.
Os ataques ao território ucraniano persistem num momento em que Moscovo colocou o chefe do Estado Maior a comandar as operações na Ucrânia.