Guerra Rússia-Ucrânia

António Costa confirma presença de Zelensky em Bruxelas

No Parlamento, o primeiro-ministro ainda dá alguns sinais de preocupações da União Europeia nas respostas que deve dar à Ucrânia.

António Costa confirma presença de Zelensky em Bruxelas
MIGUEL A. LOPES

O primeiro-ministro, António Costa, confirma a presença do Presidente ucraniano em Bruxelas e dá alguns sinais de preocupações da União Europeia nas respostas que deve dar à Ucrânia.

“A reunião com o Presidente Zelensky, que participará amanhã, presencialmente no Conselho Europeu, e que nos permitirá debater não só o processo de apoio à Ucrânia para continuar a fazer frente à agressão por parte da Rússia, mas também as perspetivas europeias da Ucrânia”, refere o primeiro-ministro português.

O chefe do executivo português falava na Assembleia da República, no âmbito do debate preparatório da reunião do Conselho Europeu.

Os líderes da União Europeia reúnem-se na quinta-feira, em Bruxelas, numa cimeira extraordinária convocada para discutir o fenómeno migratório e a situação económica, mas com todas as atenções viradas para a mais do que provável participação do Presidente ucraniano.

Por questões de segurança, a presença de Volodymyr Zelensky em Bruxelas não é oficialmente confirmada, mas várias fontes europeias dão como assegurada a participação do Presidente da Ucrânia no Conselho Europeu, cujo início foi antecipado para as 10:00 locais (09:00 de Lisboa), e que deverá terminar ainda na quinta-feira, em vez de se prolongar até sexta, como originalmente previsto.