Mundo

Zelensky visita Reino Unido e encontra-se com Sunak

Esta é a primeira vez que Zelensky visita o país desde o início da guerra com a Rússia e a segunda vez que sai do território ucraniano. O líder ucraniano encontra-se com o primeiro-ministro britânico, discursa no Parlamento e visita as tropas ucranianas que estão em treino no Reino Unido.

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, com o primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak.
O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, com o primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak.
Alberto Pezzali

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, chegou esta quarta-feira ao Reino Unido, onde se encontrou com o primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak.

Esta é a primeira vez que Zelensky visita o país desde o início da guerra com a Rússia e a segunda vez que sai do território ucraniano. A SIC sabe que um dos temas que será discutido entre Zelensky e Sunak será o treino de militares.

A visita do presidente Zelensky ao Reino Unido é uma prova da coragem, determinação e luta de seu país. E é uma prova da amizade inquebrantável entre nossos dois países. Desde 2014, o Reino Unido fornece treinamento vital para as forças ucranianas, permitindo-lhes defender seu país, proteger sua soberania e lutar por seu território”, disse Sunak, em comunicado.

Loading...

Além do encontro em Downing Street - residência oficial do primeiro-ministro -, o Presidente irá ainda discursar no Parlamento britânico e visitar as tropas ucranianas que estão em treino no Reino Unido.

Nos últimos seis meses, cerca de 10.000 militares ucranianos foram trazidos para Inglaterra no âmbito do programa de treinos. Na semana passada, chegaram ao país soldados ucranianos para aprender a dirigir os tanques Challenger 2, que foram prometidos por Londres. Para 2023, a previsão aponta que 20.000 militares ucranianos irão ser treinados por forças britânicas.

Rishi Sunak vai propor a expansão do programa de treinos para pilotos de caça, para que aprendam a manobrar aviões de combate mais modernos usados por países da NATO. Será ainda acelerada a entrega de equipamento militar à Ucrânia.

“Estou orgulhoso de que hoje vamos expandir esse treinamento de soldados para fuzileiros navais e pilotos de caças, garantindo que a Ucrânia tenha um exército capaz de defender os seus interesses no futuro. Também destacar o nosso compromisso de não apenas fornecer equipamento militar para o curto prazo, mas também prometer a longo prazo que ficamos lado a lado com a Ucrânia nos próximos anos”, sublinha o primeiro-ministro britânico.

O Governo britânico garante que irá continuar a trabalhar com as forças armadas da Ucrânia e com a comunidade internacional. Esta quarta-feira, Downing Street vai também anunciar novas sanções à Rússia, devido aos sucessivos bombardeamentos ao território ucraniano. A lista de sanções deverá incluir aqueles que “ajudaram Putin a construir a sua riqueza pessoal, e as companhias que estão a beneficiar da máquina de guerra do Kremlin”.

É possível que Zelensky voe para Bruxelas, a fim de participar na Cimeira do Conselho Europeu. O evento decorre entre quinta e sexta-feira.

Zelensky vai ou não a Bruxelas?

A viagem do Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, a Bruxelas poderá vir a ser cancelada. Em causa estão preocupações com a segurança do Presidente Ucraniano.

A viagem deveria ter sido planeada em segredo, mas o Partido Popular Europeu divulgou o encontro nas redes sociais. A publicação do partido foi apagada minutos depois.

Entretanto, o Presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, apontou o Parlamento Europeu como responsável pela divulgação precoce da viagem.

O Presidente da Ucrânia foi convidado para participar presencialmente numa cimeira do Conselho Europeu, revelou fonte oficial do organismo, estando a próxima agendada para quinta e sexta-feira em Bruxelas.

Na segunda-feira, fontes europeias relataram que estava equacionada a participação de Zelensky, na quinta-feira, na reunião do Conselho Europeu, e que o Presidente ucraniano também estaria presente numa sessão extraordinária do Parlamento Europeu, em Bruxelas.