Os Estados Unidos aplicaram sanções a empresas suspeitas de financiarem o grupo Wagner. Em Moscovo, Vladimir Putin diz que o grupo Wagner foi financiado pelo Estado russo, o que fez o seu líder, Yevgeny Prigozhin, ganhar uma fortuna.
“O apoio a todo o grupo Wagner foi totalmente financiado pelo Estado - a partir do Ministério da Defesa, a partir do orçamento do Estado. Só de maio de 2022 a maio de 2023, o Estado pagou à Wagner 86,262,000,000 rublos (cerca de 900 milhões de euros) para manutenção e pagamento de incentivos”, afirmou Vladimir Putin.
É a primeira vez que o Presidente russo assume o financiamento do grupo de mercenários que, além do envolvimento na guerra na Ucrânia, atua também em África e no Médio Oriente.
Depois da tensão, no fim de semana, Vladimir Putin vem agora dizer que fez de Prigozhin um homem rico.
“Simultaneamente, Prigozhin (...) recebeu num ano do Estado 80 mil milhões de rublos (cerca de 850 milhões de euros) (...) pelo fornecimento de alimentos e prestação de serviços alimentares ao exército”, disse Putin.
Dos Estados Unidos chega o anúncio de mais sanções. Desta vez, a empresas de ministérios suspeitos de financiarem o grupo Wagner.