Guerra Rússia-Ucrânia

Marcelo Rebelo de Sousa já esteve lado a lado com Zelensky

O encontro entre os dois Presidentes aconteceu durante a cimeira sobre a Crimeia, que acontece durante a tarde desta quarta-feira. Os chefes de Estado voltam a reunir esta quinta-feira.

Marcelo Rebelo de Sousa já esteve lado a lado com Zelensky
SIC Notícias

Marcelo Rebelo de Sousa chegou durante a manhã desta quarta-feira a Kiev e, apesar de se encontrar oficialmente com Volodymyr Zelensky apenas na quinta-feira, os dois chefes de Estado já estiveram juntos na III Cimeira da Plataforma da Crimeia.

O Presidente da República já tinha anunciado que iria encontrar-se com o homólogo ucraniano, Volodymyr Zelensky, na quinta-feira, Dia da Independência da Ucrânia, e ainda com o primeiro-ministro do país, Denys Shmygal.

No entanto, Marcelo de Rebelo de Sousa já esteve lado a lado com o homólogo ucraniano durante a cimeira internacional sobre a Crimeia.

Vários líderes marcam presença no encontro

Este fórum promove o diálogo diplomático entre vários líderes mundiais acerca da região anexada pela Rússia em 2014. A iniciativa foi criada em 2020, mas três anos depois ganhou uma maior importância devido à invasão russa que se desenrola há mais de um ano.

A cimeira começou pelas 15:00 locais (13:00 em Lisboa) e deverá terminar pelas 17:00 locais (15:00 em Lisboa).

"Nós nunca admitimos que a Crimeia deixasse de ser parte do território ucraniano. É uma posição da política externa portuguesa e isso fica claro uma vez mais. Haverá muitos que participarão por via digital, mas entendeu-se que Portugal devia participar por via presencial", disse o Presidente da República à chegada a Kiev.

Marcelo chegou a Kiev com uma vasta comitiva

Marcelo Rebelo de Sousa desembarcou pelas 07:30 locais (05:30 em Portugal continental) na estação ferroviária de Kyiv-Pasazhyrskyi, em Kiev, acompanhado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, pelo chefe da Casa Civil da Presidência, Fernando Frutuoso de Melo, pelos embaixadores Maria Amélia Paiva e Jorge Silva Lopes, o antigo dirigente do PS João Soares, o historiador José Pacheco Pereira e o empresário Luís Delgado.

Durante o dia de hoje, o chefe de Estado já visitou várias localidades fustigadas pelos conflitos, incluindo Moschun, uma aldeia nos arredores de Kiev, Bucha e Irpin.