Guerra Rússia-Ucrânia

Rússia lançou o maior ataque do ano a partir do Mar Negro

O ataque massivo provocou quase 20 feridos na Ucrânia, mas poderia ter sido fatal não tivesse sido parcialmente travado pelos F-16 cedidos pela Europa e pelos caças ‘mirage franceses, que foram mobilizados pela primeira vez. 

Loading...

Volodymyr Zelensky anunciou esta sexta-feira que delegações da Ucrânia e dos EUA vão reunir-se na terça-feira, na Arábia Saudita para retomar negociações de paz. O anúncio foi feito horas depois de a Rússia ter lançado o maior ataque deste ano a partir do Mar Negro. O balanço de vítimas poderia ter sido trágico, não fosse a Força Aérea ucraniana ter usado, pela primeira vez, caças fornecidos pela França para travar a ofensiva.

Além de Kharkiv, o ataque da última madrugada atingiu regiões como Kiev e Odessa, no sul da Ucrânia e teve como alvo a rede energética e de gás da Ucrânia, mas provocou também danos em várias habitações.

O ataque massico, que está ainda a motivar apagões em vários pontos do país, provocou quase 20 feridos, mas poderia ter sido fatal não tivesse sido parcialmente travado pelos F16 cedidos pela Europa e pelos caças ‘mirage’ franceses, que foram mobilizados pela primeira vez.

Três anos de guerra levaram Itália a avançar com uma proposta: estender à Ucrânia o artigo 5 da NATO, que determina que um ataque a um membro é um ataque a todos.

Encontro com os EUA

Kiev acolheu bem a proposta e anunciou ainda um encontro na próxima terça-feira, na Arábia Saudita com uma delegação dos EUA.

O Kremlin não diz quais, mas também esta sexta-feira revelou que as negociações de paz, iniciadas em Istambul há quase três anos, podem servir de base para acabar com a guerra.