Guerra Rússia-Ucrânia

Explicador

Rússia anuncia agora mas "desde março está a ser construída uma ponte" para a Coreia do Norte

Na análise à atualidade internacional, o coronel Carlos Mendes Dias faz o ponto de situação sobre a guerra na Ucrânia, com destaque para a ponte que está a ser contruída entre a Rússia e a Coreia do Norte.

Loading...

A Rússia iniciou a construção de uma ponte rodoviária com a Coreia do Norte, no âmbito do reforço da cooperação estratégica entre os dois países, anunciou hoje o primeiro-ministro russo, Mikhail Mishustin. O que podemos dizer hoje sobre a situação geral da guerra na Ucrânia? "A primeira questão é que se confirmou a presença de militares norte-coreanos no saliente de Kursk e quem sabe, não poderemos ter militares norte-coreanos noutro tipo de operações", começa por referir Carlos Mendes Dias.

"A notícia tem vindo outra vez a ser veiculada, mas desde março está a ser construída uma ponte rodoviária entre a Coreia do Norte e a Federação Russa. É dada agora, mas os satélites já vêm indicando essa construção desde março. Pelo menos previsivelmente, a ponte ficará pronta no final do próximo ano", explica o comentador da SIC em relação à informação avançada esta quarta-feira por fontes russas.

Sobre a situação no terreno, o coronel Carlos Mendes Dias refere: "Mantém-se a tendência russa ao longo de toda a frente de avançar, com exceção na zona de Zaporizhia, em que as forças russas foram repelidas".

"Nas últimas 24 horas, houve mais baixas ucranianas, embora haja diferentes fontes, mas na maioria dá mais baixas para o lado ucraniano, a rondar as 30.1350 baixas, contra, salvo seja, 1.150 a 1.200 baixas russas", acrescenta.

Assim começa a análise com o coronel Carlos Mendes Dias no habitual explicador do Jornal do Dia, com início às 13:45.