Pode ser um fim de semana decisivo nas negociações para o fim da guerra na Ucrânia. O enviado especial de Trump, Steve Witkoff, vai reunir-se em Berlim com Zelensky. Vários líderes europeus e da NATO também confirmaram a presença.
Subsistem vários pontos de divergência, em particular sobre o território que Moscovo quer subtrair à Ucrânia e que Kiev se recusa a ceder. O objetivo do encontro em Berlim é encontrar uma posição comum para as negociações com a Rússia.
Na quinta-feira, Zelensky rejeitou a sugestão norte-americana de retirada das tropas do Donbass, onde seria criada uma zona económica livre.
Em matéria de assistência financeira à Ucrânia, na sexta-feira, a União Europeia aprovou, com os votos contra da Hungria e da Eslováquia, o congelamento indefinido dos ativos soberanos da Rússia, que antes tinham de ser renovados a cada seis meses.
Moscovo interpôs uma ação judicial contra a Euroclear, com sede na Bélgica e que detém a maior fatia do dinheiro russo congelado, numa altura em que a União Europeia se prepara para usar os ativos da Rússia para financiar a Ucrânia através de um empréstimo de compensação pelos danos causados pela guerra de agressão.

