Isabel II

Dormir ao relento e sob forte chuva para a última homenagem à Rainha

Dormir ao relento e sob forte chuva para a última homenagem à Rainha
NUNO VEIGA
Milhares de britânicos já fazem fila para assistir às cerimónias fúnebres.

Milhares de britânicos fazem quilómetros de fila junto ao Palácio de Buckingham, em Londres, para prestarem uma última homenagem a Isabel II e há mesmo quem tenha levado tendas para passar a noite junto ao palácio.

O corpo chegou por volta das 20:00 à residência oficial da família britânica, onde vai ficar durante toda a noite. Na tarde de quarta-feira, o corpo seguirá para o Palácio de Westminster, pouco depois das 14:20, num cortejo que irá durar cerca de 40 minutos.

Loading...

As autoridades britânicas estão a antever em Londres uma fila de seis quilómetros de pessoas que planeiam prestar uma última homenagem a Isabel II.

Perante tal cenário, que poderá implicar uma espera de cerca de 30 horas, as autoridades estão a fazer preparativos e a dar instruções muito específicas.

O caixão com o corpo da monarca vai estar no Palácio de Westminster para contemplação do público em geral entre as 17:00 de quarta-feira e as 06:30 de segunda-feira, dia do funeral de Estado, que começará às 11:00.

O que se sabe dos planos

Os planos publicados pelo Ministério da Cultura britânico mostram que a fila vai começar em Albert Embankment e continuará até Southwark Park, já depois de Tower Bridge, ao longo da margem sul do rio Tamisa, com passagem por locais emblemáticos como a roda gigante London Eye, o museu Tate Modern e o navio militar HMS Belfast.

Ao longo do percurso estão a ser colocadas casas de banho portáteis e chafarizes com água e algumas organizações vão funcionar continuamente para vender comida e permitir o uso das casas de banho. Cafés e outros comércios locais também vão funcionar fora de horas.

Quando chegarem a Albert Embankment, início da fila, as pessoas serão conduzidas através da ponte de Lambeth, para os Jardins da Torre Vitoria, onde terão de passar por controlos de segurança antes de entrarem no Palácio de Westminster.

Loading...

Uma vez dentro do Palácio de Westminster, as pessoas vão poder passar pelo caixão, mas sem parar, e não podem levar flores ou outro tipo de ofertas. Filmagens ou fotografias também estão proibidas. Os telemóveis terão de ser desligados ou colocados em silêncio e estão proibidas as fotografias.

As autoridades avisaram as pessoas para o risco de ser necessário "ficar de pé durante muitas horas, possivelmente durante a noite, com muito poucas oportunidades para sentar-se, pois a fila continuará em movimento".

"Por favor, respeite a dignidade deste evento e comporte-se de forma apropriada", instaram as autoridades, pedindo que dentro de Westminster deve ser mantido o silêncio.

A Rainha Isabel II morreu na passada quinta-feira aos 96 anos no Castelo de Balmoral, na Escócia, após mais de 70 anos do mais longo reinado da história do Reino Unido. Após a morte da monarca, o seu filho primogénito assume aos 73 anos as funções de rei como Carlos III.

Últimas Notícias
Mais Vistos