Um erro administrativo da Federação Polaca de Natação (PZP) impediu seis nadadores de participarem nos Jogos Olímpicos de Tóquio2020, com os atletas prejudicados a criticarem publicamente o presidente do organismo, Pawel Slominski, que já lamentou o sucedido.
"Quero expressar o meu mais profundo pesar e tristeza com a situação", afirmou em comunicado Pawel Slominski, admitindo o erro que obrigou os nadadores, que já estavam no Japão, a regressarem à Polónia no domingo, ainda antes do arranque dos Jogos.
Alicja Tchorz, uma das atletas em causa, denunciou a "incompetência" da PZP através das redes sociais, acusando a federação polaca de ter "entendido mal as regras".
Os seis nadadores já avisaram que ponderam avançar com uma ação legal contra o organismo, e pedem a saída de Slominski da liderança da PZP, segundo noticiou hoje a agência de notícias francesa AFP.
"Imaginem o que é sacrificar cinco anos da vossa vida e esse sacrifício resulta num fracasso gigantesco", reclamou Tchorz, que participou nos Jogos Olímpicos de 2012 e 2016.
Os Jogos Olímpicos de Tóquio2020 começam na sexta-feira e os eventos de natação arrancam no sábado.
Acompanhe o especial Jogos Olímpicos
A SIC em Tóquio
Veja mais:
- Tóquio 2020. Canoístas portugueses partiram para o Japão para lutar por um lugar no pódio
- As fotos do dia. Bandeira portuguesa à vista em Tóquio
- Compositor da música de abertura dos Jogos Olímpicos renuncia após escândalo
- Perfil Olímpico. Acrobata com arte
- Perfil Olímpico. Ás na mesa
- Perfil Olímpico. O Rei do Rio
- Tóquio2020. Portugal quer trazer duas medalhas e 12 diplomas para casa
- Tóquio2020. Missão portuguesa "custou" 18,5 ME e teve ajustes com a pandemia