Salmão para representar a Noruega, pizza para a Itália, Drácula para a Roménia e Chernobyl para a Ucrânia. Estas foram as fotos usadas pela emissora sul-coreana MBC para retratar as nações na cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio.
A MBC já apresentou desculpas por ofender os telespectadores, após reclamações de que as imagens eram "ofensivas" e "ridículas".
O canal disse que queria tornar mais fácil para os telespectadores entenderem rapidamente os países que entravam, mas reconheceu ter sido um "erro imperdoável".
Em conferência de imprensa na segunda-feira, o CEO do canal, Park Sung-jae, pediu desculpa, dizendo que a MBC "prejudicou os valores olímpicos de amizade, solidariedade e harmonia".
"Eu inclino a minha cabeça e peço desculpas profundamente", disse, acrescentando que a MBC está a fazer "todos os esforços para evitar que acontença outro incidente".
No Twitter, o jornalista freelance Raphael Rashid chamou a atenção para as estas descrições "únicas".
Quando os atletas haitianos entraram no estádio, por exemplo, uma legenda na televisão descreveu o país como "em situação política instável devido ao assassinato do Presidente".
E quando entrou a equipa síria, uma legenda dizia: "Uma guerra civil que já dura há 10 anos". O Chade foi descrito como o "coração negro da África". Já para a Noruega foi apresentado um pedaço de salmão
Já não é a primeira vez que a MBC teve problemas do género. foi multada após usar legendas e imagens semelhantes na Cerimónia de Abertura dos Jogos Olímpicos de Pequim em 2008. Na altura referiu-se ao Zimbábue "como um país com uma inflação mortal".
A SIC EM TÓQUIO
- Jogos Olímpicos. As cidades, atletas e medalhas das 28 edições
- Hino Olímpico, uma ode aos atletas
- Tradição, cultura e identidade. O espírito olímpico em forma de mascote
- Nudez, castigos corporais e violência: (algumas) curiosidades sobre os Jogos Olímpicos da Antiguidade
- Jogos Olímpicos. A origem de uma das maiores competições de desporto do mundo
- De Olímpia para o estádio olímpico: a chama que não se apaga