Jogos Olímpicos

Tóquio 2020. Ministro da Educação diz que portugueses viveram "cada pagaiada com emoção"

Darron Cummings

Tiago Brandão Rodrigues felicitou a conquista do canoísta Fernando Pimenta.

O Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, felicitou esta terça-feira o canoísta Fernando Pimenta pela conquista da medalha de bronze em K1 1.000 metros nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020, referindo que os portugueses viveram "cada pagaiada com emoção".

"Muitos parabéns por esta belíssima medalha! A tua tenacidade, o teu compromisso e todo o teu trabalho enchem-nos de orgulho. Vivemos cada pagaiada com emoção e gritámos na meta com o teu êxito", referiu o ministro, que tem a tutela do desporto, numa mensagem na rede social Twitter.

Fernando Pimenta, de 31 anos, que se tinha sagrado vice-campeão olímpico em Londres 2012, em K2 1.000 metros, ao lado de Emanuel Silva, terminou a prova de K1 1.000 metros de Tóquio 2020 em 3.22,478 minutos, apenas atrás dos húngaros Balint Kopasz, novo recordista olímpico, com 3.20,643, e Adam Varga (3.22,431).

Também o secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, assinalou a conquista de Fernando Pimenta, que considerou um "atleta extraordinário".

"Portugal conquista mais uma medalha de bronze, medalha de terceiro lugar! Grande Fernando Pimenta, com a sua segunda medalha olímpica, depois da prata em Londres2012. Um atleta extraordinário, um percurso desportivo ímpar e que merece todo o reconhecimento. Grande abraço a toda a equipa", disse, numa mensagem no Twitter.

Com três medalhas conquistadas em Tóquio 2020, uma vez que Jorge Fonseca alcançou a de bronze na categoria de -100 kg e Patrícia Mamona arrebatou a de prata no triplo salto, Portugal já igualou o melhor pecúlio em Jogos Olímpicos, reeditando as três subidas ao pódio de Los Angeles 1984 e Atenas 2004.

Portugal passou a contar com um total de 27 medalhas conquistadas em Jogos Olímpicos (quatro de ouro, nove de prata e 14 de bronze), duas das quais na canoagem, ambas com a participação de Fernando Pimenta, que integra agora o restrito grupo de atletas lusos com dois pódios no maior evento desportivo mundial, juntamente com os atletas Carlos Lopes, Rosa Mota e Fernanda Ribeiro e o cavaleiro Luís Mena Silva.

A SIC EM TÓQUIO

CONSULTE AQUI O MEDALHEIRO OLÍMPICO

Veja também:

  • 2:29