Mundial de Futebol 2026

Empate adia festa portuguesa: apuramento para o Mundial continua ao virar da esquina

A Seleção Nacional podia ter saído de Alvalade com a presença no Campeonato do Mundo assegurada, no entanto um duro golpe húngaro impediu os festejos. Ainda faltam dois jogos de qualificação e o cenário mantém-se bastante favorável para Portugal.

Empate adia festa portuguesa: apuramento para o Mundial continua ao virar da esquina
Armando Franca

Depois do murro no estômago dado pela seleção húngara, que empatou a partida desta terça-feira ao cair do pano (2-2), Portugal viu a festa do apuramento para o Mundial ser adiada para a próxima pausa internacional, em novembro. Quando Roberto Martínez voltar a reunir as tropas portuguesas, saberá que já não precisa de ajuda de terceiros para estar no Campeonato do Mundo. 

Depois de um jogo de emoções fortes, em Alvalade, que deitou por terra as aspirações lusas de carimbar o apuramento para o Mundial de 2026, Portugal poderá sorrir no dia 13 de novembro.  

Dentro de, sensivelmente, 30 dias o contingente português viaja até Dublin para defrontar a Irlanda. 

Basta um empate no Estádio Aviva para a Seleção Nacional festejar a sua nona presença em fases finais de Mundiais. 

Caso os irlandeses surpreendam e Portugal saia derrotado, a Seleção Nacional fica apenas a necessitar, novamente, de empatar no derradeiro jogo de qualificação, que será disputado em casa frente à seleção da Arménia, três dias depois, seleção que perdeu, esta terça-feira, diante da equipa irlandesa por uma bola a zero. 

Só duas derrotas nos próximos dois encontros e duas vitórias da Hungria farão com que o conjunto lusitano não se apure de forma direta para o certame futebolístico do próximo ano.

Portugal segue líder

O cenário é em tudo favorável à equipa portuguesa, que segue na frente do grupo F com 10 pontos. 

A Hungria ocupa a segunda posição com cinco, a Irlanda é terceira com quatro e a Arménia é lanterna vermelha com três pontos conquistados. 

Em Alvalade, os portugueses vacilaram, nesta terça-feira, nos instantes finais e empataram com a Hungria por 2-2. 

Os húngaros até começaram a vencer, mas Cristiano Ronaldo, com dois golos ainda na primeira parte, deu a volta ao resultado. 

Já para lá dos 90, e quando o apuramento parecia já não fugir, a turma magiar restabeleceu a igualdade no marcador.  

Mais de 20 seleções já garantiram apuramento

Assim sendo, Portugal não se junta no imediato às 28 seleções que já sabem que estarão nos EUA, México e Canadá em 2026. 

São elas: 

  • Canadá 
  • México 
  • Estados Unidos da América
  • Argentina 
  • Brasil 
  • Colômbia 
  • Uruguai 
  • Equador 
  • Paraguai 
  • Marrocos 
  • Tunísia 
  • Egito 
  • Argélia 
  • Gana 
  • Cabo Verde (estreante) 
  • Costa do Marfim 
  • África do Sul 
  • Senegal 
  • Austrália 
  • Coreia do Sul 
  • Irão 
  • Japão 
  • Jordânia (estreante) 
  • Uzbequistão (estreante) 
  • Qatar 
  • Arábia Saudita 
  • Nova Zelândia 
  • Inglaterra