Qatar 2022: Portugal

Portugal-Uruguai: o que pode mudar no 11 da Seleção Nacional

João Palhinha poderá ser titular frente ao Uruguai
João Palhinha poderá ser titular frente ao Uruguai
Armando Franca

Opções de Fernando Santos podem mudar face ao jogo com o Gana.

Portugal enfrenta o Uruguai, na segunda-feira, num encontro cartaz do grupo H em que pode selar a passagem aos oitavos de final do Mundial 2022, bastando para isso o triunfo sobre o emblema sul-americano.

A equipa comandada por Fernando Santos está a uma vitória de garantir a fase seguinte, que atingiu na última edição, em 2018, na Rússia, onde caiu, precisamente, perante o conjunto “celeste” (2-1), pelo que as recordações não são as melhores.

Francisco Seco

Apesar de ter entrado a vencer na estreia, face ao Gana (3-2), com golos de Cristiano Ronaldo (65 minutos, de penálti), João Félix (78) e Rafael Leão (80), a exibição oscilou entre bons e maus momentos, face às debilidades defensivas indesculpáveis e ao susto protagonizado pelo guarda-redes Diogo Costa mesmo a terminar - bem pode agradecer a Iñaki Williams a escorregadela no relvado do Estádio 974, em Doha.

HANNAH MCKAY

Frente ao Uruguai, que se estreou com um nulo (0-0) ante a Coreia do Sul, de Paulo Bento, a exigência será maior, certamente, tendo em conta o poderio coletivo e as individualidades que os sul-americanos apresentam. Espera-se que o selecionador luso faça algumas alterações no onze, nomeadamente na defesa, com as entradas do lateral esquerdo Nuno Mendes, embora ainda se encontre a recuperar de problemas físicos, para o lugar de Raphaël Guerreiro, e do experiente central Pepe, em detrimento de Danilo.

O defesa João Cancelo esteve em destaque pela negativa frente aos ganeses, muito por culpa das más abordagens defensivas nos dois tentos consentidos, e não seria surpreendente se Diogo Dalot pudesse ocupar a lateral direita.

Armando Franca

O guarda-redes Diogo Costa e o central Rúben Dias devem continuar entre os titulares. De resto, no meio-campo, Bruno Fernandes, autor de duas assistências na ronda um, e Bernardo Silva devem permanecer, enquanto Rúben Neves e Otávio, que saiu com queixas, podem dar lugar a Palhinha e William Carvalho, respetivamente.

Já no ataque, o capitão Cristiano Ronaldo poderá continuar a ter a companhia de João Félix. Por sua vez, o campeão do mundo em 1930, na primeira edição, e em 1950, rejuvenescido na equipa técnica com o estreante Diego Alonso, que rendeu o 'eterno' Óscar Tabárez, não deve apresentar-se muito diferente, tendo em conta o duelo com o coreanos, ficando a incerteza se Edinson Cavani será titular, já que foi suplente utilizado.

Martin Meissner

Os sportinguistas Sebastián Coates e Manuel Ugarte ainda foram não foram lançados e é pouco provável que venham a ser opção contra os lusos.

A equipa das “quinas” defrontará o Uruguai na segunda-feira, às 22:00 locais (19:00 em Lisboa), no Estádio Lusail, o maior da prova, com capacidade para 80 mil espetadores, que acolhe um total de nove encontros, incluindo a grande final, em 18 de dezembro.

PETER CZIBORRA

A 2 de dezembro, pelas 18:00 locais (15:00 em Lisboa), segue-se a Coreia do Sul, de Paulo Bento, na derradeira jornada. Um jogo que terá transmissão em direto na SIC.

A 22.ª edição do Campeonato do Mundo decorre até 18 de dezembro, no Qatar.

Últimas Notícias