Orçamento do Estado

OE 2022: Governo garante que ninguém ficará a perder com mexidas nas tabelas do IRS

1,5 milhões de famílias vão pagar menos IRS no próximo ano.

Os escalões do IRS passam de sete para nove no próximo ano. Esticar a tabela custa 150 milhões de euros ao Estado, mas ganha uma grande parte dos contribuintes.

Mais de 1,5 famílias vai pagar menos IRS em 2022 e o alívio será mais expressivo para a classe média-média alta, sobretudo para as famílias que têm filhos com menos de 6 anos. E Governo garante que ninguém ficará a perder com as mexidas nas tabelas.

"Esta revisão permite uma redução de IRS para rendimentos a partir dos 15 mil euros beneficiandomais de 1,5 milhões agregados e não prejudicando ninguém.Não resulta em nenhum aumento de impostos para nenhum português, pelo contrário", disse o ministro das Finanças, João Leão.

O orçamento também traz mudanças no IRS Jovem. Este regime é prolongado de três para cinco anos, a contar do momento de entrada no mercado de trabalho. Deixa de ter limite de rendimento e é estendido aos recibos verdes.

Veja mais sobre o Orçamento do Estado para 2022:

  • Esqueçam o atrás...

    Tenham noção

    O recado de Rodrigo Guedes de Carvalho sobre redundâncias. Tenham noção que dizer ou escrever "há cinco anos atrás", "subir para cima" ou "descer para baixo" é desnecessário.

    SIC Notícias