Orçamento do Estado

OE 2022: PAN reúne-se com primeiro-ministro na quarta-feira

MANUEL DE ALMEIDA

Decisão do fim de semana será tida em sede de reunião da Comissão Política Nacional.

O PAN vai reunir-se na quarta-feira com o primeiro-ministro no âmbito das negociações do Orçamento do Estado para 2022 e deverá decidir o sentido de voto no fim de semana, em reunião da Comissão Política Nacional.

A porta-voz do partido, Inês Sousa Real, transmitiu à agência Lusa que vai reunir-se com António Costa na quarta-feira, depois de na segunda-feira à noite se ter reunido "com os secretários de Estados dos Assuntos Parlamentares e do Orçamento".

De acordo com fonte oficial do partido, a reunião está agendada para as 12:15 horas e decorrerá na residência oficial do primeiro-ministro, em São Bento (Lisboa).

A líder do Pessoas-Animais-Natureza destacou que, na reunião de segunda-feira, houve "vontade de criar pontes" por parte do Governo, mas alertou que essa vontade "não se pode traduzir em meras medidas programáticas".

A reunião de quarta-feira com o primeiro-ministro "vai ser fundamental", mas Inês Sousa Real afirmou que a decisão quanto ao sentido de voto do partido cabe à Comissão Política Nacional, o órgão máximo de direção política do PAN entre congressos.

Esse órgão, onde estão também representados os deputados do partido, vai reunir-se "à partida no fim de semana" para decidir o sentido de voto do PAN na votação do Orçamento do Estado na generalidade, indicou a líder à Lusa.

O primeiro-ministro reuniu-se hoje com Bloco de Esquerda e PCP e na quarta-feira vai sentar-se à mesa também com o PEV.

Na segunda-feira, a porta-voz do PAN reiterou que o sentido de voto do partido está "em aberto", depois de na sexta-feira, no final de uma audiência com o Presidente da República, Inês Sousa Real ter indicado que o partido está mais próximo de um voto contra a proposta do Orçamento do Estado na generalidade.

De acordo com a líder, o sentido de voto do PAN depende do acolhimento do Governo ao "caderno de encargos" do partido.

O primeiro processo de debate parlamentar do Orçamento decorre entre 22 e 27 de outubro, dia em que será feita a votação, na generalidade.

A votação final global está agendada para 25 de novembro, na Assembleia da República, em Lisboa.

Veja também:

  • O planeta em que todos vivemos

    Futuro Hoje

    O Planeta Lourenço terá que ser ainda mais simples e eficaz na mensagem. É um risco. Frequentemente, quando me mostram aparelhos ou programas as coisas falham, é o que chamo de síndrome da demonstração. Mas isto acontece na vida real, é assim que vamos fazer.

    Opinião

    Lourenço Medeiros