Primeira Liga

Benfica pode ser campeão este domingo? As contas da Liga a três jornadas do fim

Uma combinação de resultados pode dar o título ao Benfica, mas o FC Porto não deve facilitar. A emoção na Primeira Liga passa ainda pelo sonho europeu, com o Sporting de Braga em vantagem, e pelos que tentam evitar a despromoção.

Troféu da Primeira Liga
Troféu da Primeira Liga
Reprodução/Twitter FC Porto

Faltam apenas três jornadas para o fim da Primeira Liga. O título pode voltar ao Estádio da Luz, após três épocas em que parou no Dragão (2019-20 e 2021-22) e em Alvalade (2020-2021). Está tudo nas mãos do líder Benfica, que tem o FC Porto a quatro pontos de distância.

Há outras lutas dentro do campeonato, desde o topo aos últimos lugares, mas vamos por partes. De que precisa, afinal, o Benfica para ser campeão?

As contas do título podem ficar definidas já este fim de semana. Mas é necessária uma combinação de resultados: as “águias” têm de vencer em Portimão e o FC Porto precisa de perder em casa, com o Casa Pia.

O Benfica chega ao encontro com a confiança em alta, após a importante vitória num jogo quente frente ao SC Braga, sentenciado com um golo de Rafa, que não marcava há mais de seis meses.

Já o FC Porto, que está na final da Taça de Portugal, soma oito vitórias consecutivas em todas as competições. O último tropeço foi na casa do SC Braga, em março, num encontro que terminou empatado sem golos.

Recorde-se que os “dragões” reacenderam a luta pelo título, que parecia muito distante, ao triunfar no Estádio da Luz há cerca de um mês. Este jogo marcou o início de uma sequência de três derrotas seguidas do Benfica, que antes só tinha perdido uma vez na temporada.

Mas a turma liderada por Roger Schmidt recuperou do golpe e venceu as últimas três partidas da Primeira Liga, com caras novas em destaque. João Neves saltou para o onze e mostrou-se uma aposta ganha do treinador alemão, enquanto David Neres voltou a ter protagonismo na equipa.

Mesmo que o FC Porto some três pontos no domingo, o Benfica pode garantir o título se bater o Portimonense e derrotar o Sporting em Alvalade, na penúltima jornada da competição. A receção ao Santa Clara fecha o campeonato para os “encarnados”.

Liga dos Campeões: SC Braga corre na frente do Sporting

O SC Braga está a fazer uma época assinalável. Depois de chegar a liderar o campeonato no início, os minhotos trouxeram reforços de peso ( Pizzi e Bruma, por exemplo), mantiveram nomes como Ricardo Horta e Al Musrati, e chegam ao final da temporada em bom plano.

A equipa vai ao Jamor jogar a final da Taça de Portugal e só depende de si para assegurar o terceiro lugar da Primeira Liga, que garante uma vaga nas pré-eliminatórias da Liga dos Campeões.

A quatro pontos do Sporting, restam aos minhotos os duelos com Santa Clara, Boavista e Paços de Ferreira.

Os “leões” até venceram os últimos três jogos e tiveram uma prestação positiva na Liga Europa frente à Juventus, mas os “objetivos mínimos” da época não foram cumpridos, como o próprio treinador Rúben Amorim assumiu.

Arouca, Vitória e Chaves: todos ainda sonham

Tendo em conta que o vencedor da Taça de Portugal (FC Porto ou SC Braga), que tem direito a uma vaga na Liga Europa, deve jogar a Liga dos Campeões, existem grandes possibilidades de abrir mais uma vaga europeia no campeonato.

O quarto classificado (atualmente o Sporting, que já não poderá ser ultrapassado) passa a disputar a Liga Europa, enquanto o quinto e o sexto vão à Liga Conferência.

Se o campeonato acabasse hoje, Arouca e Vitória SC ficariam com estas últimas vagas. Mas o Desportivo de Chaves ainda sonha com um lugar - está a cinco pontos dos minhotos.

Quase no fim, ainda ninguém desceu de divisão

A época do Santa Clara caminha para um triste fim, mas a verdade é que mesmo o lanterna-vermelha da Primeira Liga ainda tem possibilidades de evitar a despromoção. A um ponto do Paços Ferreira e a quatro do Marítimo, os açorianos podem subir ao 16.º lugar e jogar o playoff de manutenção/subida, contra o terceiro classificado da Segunda Liga.

O Estoril Praia, no 15.º posto, precisa de um empate contra o Arouca, na próxima jornada, para garantir a permanência no principal escalão do futebol português.