O voto de louvor público foi apresentado na quarta-feira numa reunião provada pelo vereador do CDS-PP e comissário municipal de Combate ao Desperdício Alimentar, João Gonçalves Pereira, e subscrito pelo vereador dos Direitos Sociais, João Afonso.
João Gonçalves Pereira explicou à Lusa que este louvor se prende com as "intervenções do festival do ponto de vista social, nomeadamente quanto à entrega dos alimentos excedentes".
"Enquanto comissário municipal de Combate ao Desperdício Alimentar evidentemente que aplaudo e acompanho a recolha das sobras que são distribuídas depois à cidade de Lisboa", através de entidades como a Refood e a Dariacordar, disse o vereador.
O centrista aproveitou para deixar também um repto às organizações de outros festivais: "Sendo 2016 o ano do combate ao desperdício alimentar, deixo o apelo a que vários festivais um pouco por todo o país também tenham especial atenção a esta matéria".
Este voto mereceu apreciação favorável de toda a vereação, à exceção dos eleitos pelo PCP.
Contactado pela Lusa, o vereador Carlos Moura justificou o sentido de voto com o facto de não estar de acordo com a isenção de taxas de que o festival beneficia e com a sua localização.
"Não é a sua dimensão social nem a sua dimensão cultural que pomos em causa, estamos a pôr em causa a questão da dimensão das taxas e da localização do festival", afirmou.
O festival localiza-se no Parque da Bela Vista, espaço verde que os comunistas consideram que deve estar destinado "ao usufruto da população" e não pode ser utilizado para um evento destinado à obtenção de lucros.
Em 2014 foi aprovada em assembleia municipal uma proposta para isenção das taxas relativas às próximas sétima e oitava (2016 e 2018) edições do Rock in Rio, de cerca de 3,5 milhões em cada ano.
A proposta assentava na "projeção internacional da cidade de Lisboa" proporcionada pelo festival do Parque da Bela Vista, e já na altura mereceu o voto contra do PCP.
O documento fazia referência ainda ao facto de este festival ter sido "o primeiro evento com parque de bicicletas e a organizar planos especiais de transporte para os cidadãos", bem como ao empenho na reciclagem do lixo.
A edição deste ano do Rock in Rio Lisboa acontece nos dias 19, 20, 27, 28 e 29 de maio, no Parque da Bela Vista.
Lusa