As competições desportivas estão suspensas na Turquia e há atletas desaparecidos, sendo que alguns já foram encontrados sem vida.
Eyup turkaslan é uma das vítimas mortais da catástrofe na Turquia.
Era guarda-redes do Malatyaspor da segunda divisão turca, tinha 28 anos e foi encontrado sem vida.
O treinador da equipa disse que tinha dado folga aos jogadores e que muitos deles não estavam na cidade, mas Eyup estava.
Ele e Baris Basdas, o defesa de 33 anos saltou do segundo andar da sua casa e feriu-se gravemente num pé, acabando por ser transportado para o hospital e conseguir salvar-se.
Os portugueses e Atsu
Na Turquia estão vários jogadores portugueses ou que passaram por Portugal. Um dos casos mais preocupantes é o de Christian Atsu. O antigo jogador do FC Porto esteve desaparecido na cidade de Hatay, uma das mais afetadas. O jogador estava debaixo dos escombros do local onde se encontrava a equipa do Hatayspor.
Christian Atsu está internado num hospital com ferimentos no pé direito e dificuldades respiratórias, mas o diretor desportivo e o tradutor do clube continuam desaparecidos.
O português Rúben Ribeiro e o cabo-verdiano Zé Luís, que jogam na mesma equipa, estão em segurança.
Outro português, Miguel Cardoso, que joga no Kayserispor, também se encontra fora de perigo, mas revelou que a mulher e os filhos sentiram o sismos e tiveram de sair de casa durante a madrugada.
Competições desportivas suspensas
A imprensa turca tem avançado que existem dezenas de desportistas desaparecidos.
A equipa de voleibol do Anatólia oriental estará soterrada nos escombros de um hotel em Malatya, onde estavam hospedados e há outras equipas e atletas na mesma situação.
O ministro da juventude e dos desportos da Turquia, Mehmet Muharrem Kasapoglu informou que todas as competições nacionais estão canceladas até novo aviso.
Um sismo de 7,8 na escala de Richter e uma réplica de 7,5 afetaram o sul da Turquia e o norte da Síria, tendo sido sentidos ainda no Líbano, Chipre e Israel.
Por volta das 04:17 horas locais (02:17 em Lisboa) a terra também tremeu em Israel, tal como revela o correspondente da SIC. Acrescenta que um segundo abalo de 6,7 na escala de Richter foi sentido oito horas depois.