Sismo na Turquia e Síria

Entrevista SIC Notícias

Sobreviventes sob os escombros do sismo: "Em medicina de catástrofe usamos muito a regra dos três"

O especialista em Medicina de Catástrofes, Nelson Olim, explica que as pessoas poderão aguentar mais alguns dias debaixo dos escombros se tiverem acesso a bolsas de ar e a água potável.

Loading...

Mais de 21 mil pessoas morreram no sismo que atingiu a Síria e a Turquia, na segunda-feira. Milhares de equipas de resgate participam nas buscas por sobreviventes, mas as esperanças de encontrar pessoas ainda com vida estão a diminuir.

O especialista em Medicina de Catástrofes, Nelson Olim, diz que as pessoas poderão aguentar mais alguns dias debaixo dos escombros se tiverem acesso a bolsas de ar e a água potável.

"Em medicina de catástrofe, usamos muito a regra dos três (...) que nos diz que vivemos três minutos sem ar, três horas em condições extremas de frio, três dias sem água, três semanas sem comida", afirma o cirurgião.

Na SIC Notícias, diz que as histórias de sobrevivência que se têm vindo a conhecer "estão mesmo neste limite dos três dias sem água, por exemplo".

Ainda assim, reconhece que "se a pessoa estiver numa bolsa com acesso a água, minimamente protegida do frio e sem lesões associadas, poderá durar mais alguns dias. "